segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Agentes penitenciários descobrem túnel e frustram fuga em Caraúbas

Agentes penitenciários da Cadeia Pública de Caraúbas, no Oeste potiguar, conseguiram impedir uma nova fuga em massa da unidade, ontem à noite. Eles descobriram que os 11 presos da cela cinco, do pavilhão B, estavam abrindo um túnel pelo mesmo local onde tentaram escapar no início do ano. A última fuga registrada na unidade foi em março passado, quando cinco detentos conseguiram escapar após abrir um buraco na parede da cela numero seis, que dá acesso direto para a área externa da cadeia.

Segundo o agente administrativo da unidade, André de França, os agentes penitenciários já haviam percebido uma movimentação estranha entre os presidiários desde o início da semana e, ao revistarem as celas, perceberam que três cômodos estavam com as grades serradas. Eles resolveram a situação, mas, ontem, eles voltaram a perceber nova mobilização entre os presos.
“Desta vez, eles ouviram também barulho semelhantes a pancadas nas paredes, como se estivessem tentando derrubar algo.
Esperamos terminar o banho de sol e as visitas e, no final do dia, os recolhemos ao refeitório para podermos vistoriar a cela. Foi aí que encontramos o buraco do túnel por onde eles planejavam fugir”, explicou André.
O agente administrativo disse que os presos já tinham conseguido ultrapassar toda a parte de concreto do piso e já estavam próximos à faixa de terra, o que poderia fazer com que eles alcançassem o objetivo em, aproximadamente, duas horas. Diante da descoberta, os 11 presos da cela cinco foram redistribuídos para outros cômodos até que seja feito o fechamento do buraco.
“A cela permanecerá interditada até que possamos fechar o túnel e eles não tenham mais condições de abri-lo novamente, enquanto isso, ficarão espalhados nas demais celas e deverão ser chamados para explicar o caso à diretoria da unidade. Depois que foram descobertos, eles ficaram calados, calmos, mas terão que se explicar e também responderão a procedimento administrativo pela tentativa de fuga”, disse André.
Ele afirmou ainda que a direção acredita que os 11 presos tinham em mente ajudar aos demais detentos das outras celas a fugirem também, já que os agentes penitenciários perceberam que as grades de três outros cômodos estavam serradas e, como já são bastante gastas pelas sucessivas tentativas de fuga, seria mais fácil.
André de França explicou ainda que, dentro da cela onde os presos estavam abrindo o túnel, foram encontrados diversos espetos e serras usados para cavar o chão. O material foi recolhido e fará parte do inquérito por danos ao patrimônio público.
Fonte:JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário