segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ministra demonstra preocupação com desertificação no Rio Grande do Norte

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, apresentou palestra cujo tema era a sustentabilidade como desafio para o desenvolvimento do país. Ela destacou que é preciso debater o tema sob dois aspectos: o paradigma da própria sustentabilidade posto em discussão há quase duas décadas e a preocupação global como os processos de desertificação de grandes áreas em curso, além das mudanças climatológicas que alteram temperaturas de forma abrupta. No Rio Grande do Norte, a desertificação atinge enormes áreas do Sertão e Seridó.
Ela destacou, ainda, que o Rio Grande do Norte só poderá pensar em desenvolvimento sustentável quando esgotar todas as possibilidade de discussão em torno do uso racional de água. A falta de água é um problema crônico no estado potiguar, que piora a cada período seco. 
Aos empresários presentes no Seminário, a ministra chamou atenção quanto à necessidade de pensar seus empreendimentos a médio e longo prazo, com a preservação dos mananciais e montagem de estoque de água reutilizável. Conforme descrito por Izabella Teixeira, até mesmo as empresas estão mudando o perfil, assumindo a defesa da natureza para não perder clientes. Ela defendeu que é preciso ampliar o diálogo em torno da celeridade da emissão de licenças ambientais juntos aos órgãos estaduais e federais de Defesa do Meio Ambiente.
Fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário