sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Força Aérea Brasileira monta base em Caicó

A cidade de Caicó (RN) é um ponto estratégico para a CRUZEX Flight 2013. Já é intensa a movimentação de militares pelo município de 60 mil habitantes, onde foi instalado um radar tridimensional TPS-B34 e equipamentos de comando e controle, como uma rede de dados e um conjunto de antenas. Um jato VU-93A, do Grupo Especial de Inspeção em Voo, realizou sobrevoos na região para testar os equipamentos.
Durante a CRUZEX, Caicó também deve servir de base para um helicóptero H-34 Super Puma da Força Aérea Brasileira, que permanecerá de alerta para eventuais missões de busca e salvamento. A aeronave do Esquadrão Puma virá do Rio de Janeiro (RJ).
A cidade fica no centro da área onde vão ocorrer os voos. Os equipamentos foram instalados provisoriamente para ampliar a capacidade de controle de tráfego de aeronaves militares na região. O planejamento prevê o envolvimento de mais de cem militares baseados em Caicó durante a CRUZEX.
De acordo com o Major Cyro André Cruz, Comandante do 2°/1° Grupo de Comunicações e Controle (GCC), o maior desafio foi a montagem dos equipamentos em um local de altas temperaturas e baixa umidade. “O trabalho foi árduo, mas recompensador”, disse. Sediado em Canoas, no Rio Grande do Sul, o 2°/1° GCC contou com o apoio de aeronaves C-130 Hércules para o transporte até Natal e de duas carretas, três caminhões, um micro-ônibus e uma van para o deslocamento terrestre até Caicó.
Em missões de apoio, a FAB também enviou pequenos contingentes para outros dois municípios do Rio Grande do Norte: Açu e Pau dos Ferros. Também há militares em Patos e Sousa, na Paraíba, e São José do Egito, em Pernambuco. Todas estas cidades estão na área onde acontecem os voos da CRUZEX.
Fonte:O xerife

Nenhum comentário:

Postar um comentário