segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cientistas desenvolvem pirulito eetrônico para ajudar diabéticos

Um pirulito eletrônico capaz de satisfazer a vontade de chupar um doce sem o risco de estragar os dentes ou sem afetar o nível de glicose de diabéticos está a caminho de chegar ao mercado. Cientistas da Universidade de Cingapura estão desenvolvendo um pirulito digital que dispara estímulos elétricos na língua, provocando as quatro sensações gustativas mais conhecidas: doce, amargo, ácido e salgado.
Por enquanto, segundo reportagem da rede americana ABC News, o pirulito ainda é meio incômodo de se usar, com eletrodos conectados a um centro de controle via cabo USB. Mas os pesquisadores dizem que em breve farão com que o brinquedo fique parecido com o produto original, a exemplo do que já acontece com os cigarros eletrônicos.
 Diabéticos. O pirulito eletrônico, segundo seus criadores, poderá ser usado em regimes alimentares ou para dar a diabéticos a sensação do sabor doce proibido. E também para devolver a pacientes de quimioterapia sensibilidades gustativas perdidas.
O pirulito eletrônico não é exatamente parecido com os pirulitos conhecidos até hoje. Ele é um pouco desajeitado, com eletrodos que se conectam a um centro de controle via laptop, mas a pesquisadora responsável pelo desenvolvimento do pirulito eletrônico, Nimesha Ranasinghe, explica que a equipe está trabalhando para reinventar o estimulador para uma forma portátil parecida com os pirulitos tradicionais.
 O site de Ranasinghe explica que o pirulito eletrônico manipula diferentes correntes elétricas e faz pequenas alterações na temperatura da língua para estimular as glândulas e provocar a sensação de degustação de diferentes sabores. Em entrevista à revista New Scientist Magazine, Ranasinghe disse que o pirulito eletrônico pode vir a ser usado para ajudar a manter as pessoas saudáveis.
Fonte:Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário