quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PSB lança candidatura de Wilma ao Governo, mas não convence o PMDB

“Volta guerreira”, “eu te amo Wilma”. Esses eram alguns dos gritos que se ouviu na Assembleia Legislativa na tarde/noite desta terça-feira, durante evento que teria como principal motivador as filiações de novos membros no PSB, mas acabou servindo mesmo foi para lançar a candidatura da ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, ao Governo do Estado no próximo ano. Pena, para os pessebistas, que todas essas manifestações de apoio não conseguiram convencer outros partidos do bloco de oposição ao Governo Rosalba Ciarlini. PMDB e PSD, por exemplo, seguem com projetos de candidatura própria se só aceitariam ficar ao lado de Wilma se fosse para a ex-governadora apoiá-los.
Claro que Wilma, experiente que é, não falou abertamente que será candidata ao Governo. Apenas disse que estava “pronta para a disputa” e deixou que os correligionários do partido completassem: pelo Governo. “Não sou candidato. Meu projeto aqui é fazer Wilma novamente governadora do RN”, afirmou o ex-prefeito de Caicó, Bibi Costa, um dos novos filiados ao PSB.
Sobre que cargo disputará no próximo ano, Wilma deixou em aberto, novamente, as possibilidades. Elogiou o Congresso, dizendo que ele estava cada vez mais importante nas administrações públicas atualmente. “Precisamos de um novo pacto federativo porque não tem como administrar bem hoje com os recursos que temos”, analisou.
Wilma afirmou também que tem sido convidada a toda visita que faz no interior para voltar ao Governo. “Onde eu vou, mesmo sem ter o poder, sem ter a estrutura de comunicação do Governo, ainda me recebem e ainda me pedem para ser candidata ao Governo de novo”, afirmou a ex-governadora.
A presidente do PSB, no entanto, mostrou “humildade”. Disse que a inclinação pela candidatura não significaria uma decisão final sobre o assunto. Afinal, o importante neste momento era a oposição se unir para salvar o Estado. “A gente tem que ter a coragem de unir esforços. Se for necessário, a gente vai para a candidatura, mas se tiver outras soluções, nós vamos aceitar, mas temos que estar juntos”, afirmou a ex-governadora.
Não era para menos. Apesar da tentativa de demonstrar força, Wilma não conseguiu garantir o apoio de outros partidos oposicionistas. O presidente do PSD no RN, Robinson Faria, atualmente vice-governador no Estado, segue como pré-candidato a disputa pelo Governo em 2014. Não foi para o evento do PSB e nem mandou representantes.
O PMDB até que participou do evento, mas não com os nomes de sua cúpula no Estado. O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, ou o deputado estadual líder do partido na Assembleia, Walter Alves, não compareceram ao evento de Wilma. O deputado estadual Gustavo Fernandes foi o representante do partido, a pedido de Henrique.
“Não é o nosso pensamento abrir mão da candidatura para apoiar um nome do PSB. O nosso pensamento, primeiro, é ter uma candidatura própria. Caso não tenhamos uma candidatura própria, aí sim vamos conversar com outros partidos da oposição. Mas os lideres, Henrique e Garibaldi, têm sido contundentes em afirmar que teremos sim candidatura própria. Então, o recado fica esse. O PMDB quer, espera ter candidatura própria, e quem sabe fazer uma parceria com o PSB e outros partidos”, afirmou Gustavo Fernandes.
Pelo menos para a governadora, o presidente do PDT no RN e prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, antecipou que o objetivo do partido é caminhar junto com o PSB, mesmo sem ter qualquer projeto atualmente traçado. O mesmo compromisso que os pedetistas têm com Wilma, no entanto, eles já reafirmaram com o PSD de Robinson. (CM)
Fonte:JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário