sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Professores da UFRN recebem Prêmio Inventor Petrobras 2013

A patente depositada “Sistema de Controle Automático de Bombeio Centrífugo Submerso para Poços de Petróleo” foi resultado do projeto que integra a tese de doutorado de Rutácio de Oliveira Costa, que na época era aluno do Programa Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo (PPGCEP) da UFRN, sob a orientação do professor André Maitelli, cujo estudo foi defendido em julho de 2012.
O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Automação em Petróleo (LAUT) e demonstra a capacidade do grupo em inovação. A previsão é que uma nova patente seja depositada este ano de 2013, ligada também a um projeto da Petrobras, executado em forma de parceira.
Neste ano de 2013 foram contemplados 240 profissionais autores de 58 depósitos de patente feitos pela Petrobras no ano anterior (2012). Nesta edição, a única patente premiada foi a da UFRN, instituição que também já foi contemplada em edições anteriores.
O Prêmio Inventor Petrobras existe desde 2001, reconhecendo a criatividade e a capacidade de inovação dos pesquisadores das instituições de pesquisa parceiras da empresa, bem como de seus colaboradores, assim como atendendo à legislação que regulamenta a propriedade industrial no Brasil.
Fonte:JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário