quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ufersa de Pau dos Ferros ocupa o novo campus no dia 6 de maio


Com três prédios construídos – bloco de salas de aula, bloco de laboratório e o prédio administrativo, o campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Alto Oeste, a Ufersa Pau dos Ferros, se prepara para receber os alunos no próximo dia 6 maio. O novo Campus passará a atender 450 alunos ao iniciar o I semestre de 2013. O reitor da Ufersa, professor José de Arimatea Matos, acompanhado do diretor do campus, professor Alexsandro Pereira Lima e demais docentes da universidade, visitaram as instalações da Ufersa Pau dos Ferros.
Durante a visita, parte do staff do Governo do Estado e do município também conheceram de perto as dependências da Universidade. A comitiva contou com a presença do prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, e dos secretários estaduais Carlos Augusto Rosado, Gabinete Civil; Leonardo Rego, Recursos Hídricos e, Demétrio Torres, do Departamento de Estradas e Rodagens, além de vereadores e secretários municipais. A comitiva estava em visita às obras da BR-226 que passa em frente à Ufersa Pau dos Ferros.
Na ocasião, o reitor, Arimatea de Matos, explicou que o campus oferece as condições necessárias para o início das aulas. A parte de drenagem, energia elétrica, rede de óptica e abastecimento de água já estão em funcionamento e os laboratórios de física, química, matemática e informática estão sendo equipados. “Só no laboratório de física foram investidos recursos na ordem de R$ 300 mil”, frisou o reitor.
As dependências da Universidade estão climatizadas e todas as salas de aulas vão dispor de recursos multimídias. Outras obras estruturantes como a biblioteca, o centro de convivência e os setores de transporte e almoxarifado estão em construção com previsão de término para o final do ano. O professor lembrou que outras melhorias estão em processo de licitação para a construção de novas salas de aula e de laboratórios, além do restaurante universitário e da vila acadêmica. “Os recursos estão assegurados”, garante o reitor.
IMPRESSÃO
Para os professores que vão atuar no novo campus é gratificante observar a estrutura que os esperam a partir de maio quando a Ufersa Pau dos Ferros deixa a sede do IFRN para ocupar sede própria. “Nossas expectativas são as melhores possíveis”, comentou a professora de química, Sanderlir Silva Dias, acrescentando que o novo campus “possui infraestrutura compatível para o bom desenvolvimento das atividades com equipamentos de qualidade que atendem as necessidades da graduação”, afirmou.
O otimismo também é demonstrado pelo professor de física, Lino Holanda, que se surpreendeu ao visitar as instalações do novo campus. “São excelentes as condições de trabalho. Vejo aqui uma estrutura acima do que eu imaginava. Dispomos de todos os itens básicos para ministrar as disciplinas”, comentou.
REUNIÃO
Antes de visitar as dependências do campus, o reitor José de Arimatea, se reuniu com os professores recém-empossados na Ufersa Pau dos Ferros. No encontro com os 23 novos docentes, o reitor ratificou a importância e o compromisso dos docentes com a Universidade que esse ano vai completar oito anos, sendo no período de 2008 a 2011, a segunda universidade que mais cresceu no país. “Nossos curso estão sendo bem avaliados pelo MEC e buscamos qualidade em todos os níveis”, frisou o reitor Arimatea de Matos.
Com a maior parte de seus docentes formados por doutores ou doutorandos, na opinião do reitor Arimatea de Matos, a verticalização em Pau dos Ferros com a criação de cursos de mestrado em muito vai depender do corpo docente. O campus é a maior estrutura existente no Alto Oeste com potencial para o crescimento acadêmico tanto na graduação, quanto na pós- graduação.
Atualmente, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido dispõe de 20 cursos de graduação nas áreas de Ciências Agrarias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e Engenharias, além de 10 mestrados e 3 doutorados. O professor Arimatea ressaltou a importância dos professores conhecerem a realidade da região. “O governo tem proporcionado a interiorização do ensino superior criado oportunidades não apenas para os jovens, bem como para os novos docentes que tem papel fundamental na ascensão desses jovens no campo acadêmico e profissional”, frisou.
O reitor adiantou ainda de cabe aos professores universitários transformar Pau dos Ferros num polo de pesquisa científica, apontado como saída à participação em editais de pesquisa. Esse ano, pela primeira, com recursos próprios, a Ufersa destinou R$ 200 mil para projetos de pesquisa de iniciação científica. A perspectiva é de que esse valor aumente a cada ano, inclusive, com percentual específico para todos os campi da Ufersa.
Fonte: Ascom/Ufersa/Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário