quarta-feira, 17 de abril de 2013

Henrique sinaliza rompimento: “Estamos distantes da eleição que nos divide”


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, aparentemente, continua sendo o “elo forte” da união entre o partido dele e o DEM na base aliada do Governo do Estado. Segue assim, no entanto, por evitar a todo custo projetar a aliança para o pleito eleitoral de 2014. Tanto é assim que nesta quinta-feira, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini em evento da gestão estadual, voltou a pedir união da classe política. União pelo menos por enquanto, uma vez que 2013 não é um ano eleitoral.
“Estamos distante da eleição que naturalmente nos divide”, afirmou o parlamentar durante seu discurso, pedindo união política em prol do Rio Grande do Norte e cobrando, mais uma vez, projetos por parte da governadora Rosalba Ciarlini, para que possa usar seu poder de articulação em Brasília como forma de viabilizá-los economicamente. “Peço pressa porque meu mandato é de apenas dois anos e não podemos perder essa oportunidade”, acrescentou.
É importante ressaltar o peso desse “naturalmente nos divide” do discurso de Henrique, uma vez que ele encontra consonância na declaração de outro peemedebista, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que afirmou no início do ano que para o pleito de 2014, a conjuntura nacional, de união entre PMDB e PT, naturalmente, afastava o partido deles do DEM no Rio Grande do Norte.
O fato é que, atualmente, Henrique Alves tem sido o principal defensor da permanência da aliança entre PMDB e DEM, aparecendo sempre que possível, ao lado de Rosalba Ciarlini. Nesta segunda-feira não foi diferente. Henrique foi ao lançamento do Mais RN, projeto que visa mapear a atividade econômica no Estado – suas qualidades e seus gargalos para resolvê-los – e, apesar da declaração acima sobre a eleição de 2014, elogiou a gestão Rosalba Ciarlini em alguns momentos, sobretudo, seu perfil “correto”.
Enquanto isso, Garibaldi Filho, que na eleição de 2010 foi o principal apoiador do PMDB da candidatura de Rosalba, tem preferido assumir uma postura mais neutra. Os encontros com a governadora são raros e já afirmou que vê com dificuldade a possibilidade da gestão se recuperar até a eleição. No final de semana, inclusive, Garibaldi defendeu o nome de Henrique em uma eventual candidatura própria do PMDB ao Governo do Estado no próximo ano.
Garibaldi, por sinal, foi outro que já cobrou mais projetos da gestão Rosalba Ciarlini para que Henrique pudesse, efetivamente, ajudar o Rio Grande do Norte. Ainda em março, pouco depois que Henrique assumiu o cargo de presidente da Câmara, o ministro afirmou que se o “Governo tivesse projetos, que levasse a Brasília. Porque a hora é essa de fazer o Estado se desenvolver”.
É importante lembrar que além de Garibaldi Filho, Walter Alves, deputado estadual filho do ministro da Previdência, é outro peemedebista que tem demonstrado certa insatisfação com a gestão atual do DEM. Na segunda-feira, inclusive, o parlamentar recebeu o próprio Henrique Alves para uma reunião a portas fechadas no gabinete dele na Assembleia Legislativa.
Em março, Walter Alves afirmou em entrevista aO Jornal de Hoje que era hora do Rio Grande do Norte aproveitar o momento favorável politicamente e evoluir em relação a infraestrutura e a projetos. Segundo ele, o PMDB ia apoiar o Estado de todas as maneiras, mas não especificamente o Governo, uma vez que a possibilidade de ficarem juntos no pleito do próximo ano ainda não estava confirmada.
Fonte:JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário