quinta-feira, 14 de março de 2013

Base potiguar lança primeiro foguete de treinamento do ano


O Foguete de Treinamento Básico foi lançado às 15h desta quarta (13).
Outros 3 lançamentos estão previstos para este ano no CLBI.

O lançamento do Foguete de Treinamento Básico que aconteceu na tarde desta quarta-feira (13) no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, foi um sucesso. A avaliação é do coronel Marco Vieira de Resende, diretor no CBLI. O lançamento aconteceu às 15h e fez parte da operação Barreira IX.
De acordo com o coronel, a duração do voo - que compreende da decolagem até o impacto – foi de 2 minutos e 53 segundos. O foguete atingiu a altura de 34 quilômetros e o alcance de 18 quilômetros mar a dentro.
A finalidade do lançamento do foguete, de acordo com a assessoria do CBLI, foi o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação do foguete, cumprindo as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
“Um lançamento como este faz toda a estrutura do centro funcionar e, dessa forma, nos mantém operacional. Desde segunda-feira que todo o pessoal do Centro de Lançamento está trabalhando nessa operação”, disse o coronel Marco.
De acordo com a assessoria da CLBI, a Operação Barreira IX envolve direta e indiretamente, respectivamente, 198 e 450 servidores, entre civis e militares.
Próximos lançamentos
O coronel Marco informou ainda que a Barreira do Inferno já tem outros três lançamentos confirmados para este ano. "Estamos angariando mais um ou dois lançamentos ainda para 2013", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário