quinta-feira, 12 de abril de 2012

Municípios recebem 26 retroescavadeiras

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, confirmou, ontem, dia 11, ao deputado federal Henrique Eduardo Alves, do PMDB, a doação de 26 máquinas retroescavadeiras para o Rio Grande do Norte. As máquinas serão usadas pelas prefeituras para abrir estradas e principalmente para manutenção e construção de pequenos açudes.
Entre os beneficiados estão a Serra do Mel. No caso em questão, a máquina será usada para recuperar as estradas de acesso as 22 vilas rurais do município. Estas estradas são todas carroçáveis e em algumas épocas do ano ficam intransitáveis. Segundo o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo, a máquina não terá uso para construção ou recuperação de açudes, pois o município não tem estes tipos de reservatórios e nem tem como construir.
A distribuição das máquinas faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). "Essas máquinas vão ajudar o desenvolvimento dos municípios, tanto nas cidades como na zona rural", lembrou o deputado Henrique Eduardo Alves. Todos eles têm fortes características rurais e são carentes de equipamentos de construção e manutenção dos serviços das prefeituras.
Henrique disse que entrega das máquinas estava prevista para os próximos meses, mas ele interferiu e conseguiu antecipar a entrega, considerando que o Rio Grande do Norte caminha a passos largos para se configurar seca verde, ou seja, um cenário onde os pequenos agricultores não terão safra. As chuvas não foram suficientes para vingar a safra de milho e feijão. "As retroescavadeiras são um diferencial no desenvolvimento agrário dessas cidades tão carentes de apoio do governo federal. Por outro lado, a população, rural principalmente, também depende muito do apoio das prefeituras", ressaltou o líder, lembrando o papel do MDA e a importância do PAC também na realização de pequenas obras e serviços importantes para os municípios menores.
Confira as cidades potiguares que vão receber as retroescavadeiras. São elas: Apodi, Baraúna, Caiçara do Norte, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itajá, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Olho D'Água do Borges, Pedra Grande, Pendências, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Touros e Upanema.

Fonte:jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário