quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Transferência de narcotraficante FB deve ocorrer na tarde de hoje

O Globo
Transferência de FB (detalhe) para presídio federal de Mossoró pode ocorrer a qualquer momento
Quase dois anos depois da megaoperação policial que resultou na transferência de 10 membros do Comando Vermelho do Complexo Penitenciário Bangu, no Rio de Janeiro, para o Presídio Federal em Mossoró, mais um integrante da facção criminosa é removido para a unidade de segurança máxima instalada na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. A Justiça autorizou na tarde de ontem (30) a remoção do narcotraficante Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, e Luis Cláudio Serrat Correa, o Claudinho CL, para a penitenciária de Mossoró que já abriga outros 10 integrantes do CV, como Fernandinho Beira-Mar.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou nesta segunda-feira, a transferência dos traficantes FB e Claudinho, para o presídio federal de Mossoró. A nota divulgada pelo TJ/RJ informa que a transferência aconteceria hoje (31), em um vôo de carreira (vôo contínuo que faz uma rota pré-determinada). Ainda de acordo com o comunicado, a autorização atendeu a uma solicitação da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Com isso, a expectativa é que a transferência ainda deve ocorrer na tarde desta terça-feira.

Sendo que a remoção dos presos pode acontecer a qualquer momento de forma sigilosa, sob a alegação de questões da preservação da segurança e da ordem pública. Fabiano Atanázio e Claudinho CL foram presos no dia 27, em Campos do Jordão, São Paulo. Os detalhes da transferência dos criminosos são ajustados entre o Depen e a Seap que mantém segredo com relação a divulgação de informações.

Em resposta à onda de violência desencadeada por líderes e integrantes de facções criminosas cariocas, a Secretaria de Segurança Pública do estado transferiu na tarde do dia 06 de março de 2010 11 presos que estavam no Complexo Penitenciário Bangu, no Rio de Janeiro, para o Presídio Federal em Mossoró. Dos detentos removidos, 10 fazem parte da facção criminosa Comando Vermelho e um integra o grupo Amigos dos Amigos (ADA), espécies de "poder paralelo" que ordenam execuções e praticam extorsões, além de chefiar o tráfico de drogas e de armas, dentre outras atividades criminosas de alta periculosidade.

Na ocasião, os criminosos, chefes do tráfico em diferentes favelas da cidade, estavam no Complexo Penitenciário de Bangu (zona oeste) e foram levados separados em micro-ônibus da Polícia Federal até a base aérea do Galeão no RJ, onde embarcaram em um avião da PF/Força de Segurança Nacional. A aeronave com os 11 presos aterrisou no Aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró às 14h30 do dia 06 de março de 2010. Os detentos uniformizados de camisa branca desceram da aeronave de cabeças baixa e presos por um cinto de couro e algemas que impedem movimentos bruscos. Sob um forte esquema de segurança, com agentes fortemente armados, os presos foram removidos para uma van da PF e conduzidos para a unidade prisional, onde continuam detidos há quase dois anos em celas individuais.

11 membros do Comando Vermelho em Mossoró

Entre os transferidos nessa época, está Éderson Gonçalves Leite (Sam), ex-dono de bocas de fumo na região de Cidade de Deus (zona periférica do RJ). Na ocasião, além de Sam foram transferidos: Patrick Salgado Souza (Patrick do Vidigal), ex-chefe do morro do Vidigal; Márcio Gomes de Medeiros, chefe do Turano; Edmilson Ferreira dos Santos (Sassá do ADA), um dos maiores traficantes de armas e drogas do estado e um dos chefes da mesma facção criminosa que controla a venda de drogas na Rocinha; os irmãos Luiz Carlos Gomes (Luiz Queimado) e Luiz Paulo Gomes Jardim (Paulinho Madureira), que controlam parte da venda de drogas em São Gonçalo; além de Antônio Ilário Ferreira (Rabicó), Márcio Gomes de Medeiros (Marcinho do Turano), Juliano Gonçalves de Oliveira (Juca), José Benemário de Araújo (Benemário), Bruno Coutinho (Brunaldo) e Tiago Rangel da Fonseca (TH).

Já a transferência do traficante Luiz Fernando da Costa, 37, o Fernandinho Beira-Mar, aconteceu na noite do dia 05 de fevereiro do ano passado junto com mais cinco criminosos de alta periculosidade que foram removidos para o presídio federal de Mossoró. Com os traficantes longe do Rio, o objetivo da Secretaria de Segurança é isolar os líderes e evitar que tenham contato com criminosos que estão soltos e planejem novas ações criminosas.

Fonte:correio da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário