sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Reitor diz que medicina na Ufersa depende da construção de novo hospital em Mossoró

O Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Jose de Arimatea de Matos, explica porque o Ministério da Educação (MEC) decidiu implantar o curso de medicina na cidade de Caicó, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e não na Universidade Federal em Mossoró. De acordo com o reitor da Ufersa, essa foi uma decisão técnica do MEC. “Em junho o MEC anunciou a criação de 1.615 vagas para universidades públicas até 2014, e na ocasião da minha posse eu solicitei diretamente ao próprio ministro da educação, Aloizio Mercadante, a implantação do curso de medicina na Ufersa, e em seu discurso ele afirmou que haveria essa possibilidade. No entanto, entre as exigências do MEC para que sejam abertas vagas de medicina, está a oferta de pelo menos cinco leitos para o SUS, por vaga criada no curso. Então, vamos primeiro lutar com a bancada federal, para conseguir o hospital público aqui para Mossoró”, explica.
O reitor também esclarece alguns questionamentos em relação à decisão do MEC de implantar o curso em Caicó. Para ele, o curso que foi aprovado para Caicó, não seria necessariamente o mesmo que deixou de vir para Mossoró.
Para o reitor, mesmo que o curso de medicina para a Ufersa não esteja previsto entre essas vagas que serão abertas até 2014, não significa que o assunto esteja encerrado.
“Isso não significa que não podemos conseguir o curso nesse período, mas vamos priorizar a construção do hospital, e para que se torne realidade é preciso que as autoridades estaduais e municipais estejam empenhadas nessa causa. Porque o hospital representa um grande benefício para toda a sociedade, não só de Mossoró, mas de toda a região oeste do estado”, afirma.
O reitor José de Arimatéria Matos acrescenta:
Fonte:Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário