quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Incêndio na Serra do Lima dura três dias e deixa saldo de animais mortos e extensa área queimada

Três dias de incêndio que deixaram um saldo de animais silvestres mortos e uma extensa área de floresta totalmente queimada. Esse foi o saldo do incidente ocorrido no município de Patu, localizado à cerca de 112 km de Mossoró. O fogo atingiu a Serra do Lima desde segunda-feira (27). Informações preliminares dão conta de que as chamas teriam sido iniciadas de forma acidental por um morador das proximidades do Santuário.

Um morador de Patu, identificado como Sherman Suassuna, relatou através do Facebook o desastre vivenciado pelos moradores do município. "O incêndio durou três dias. Foi um "incidente", causado por um morador da serra. Ele nem tem consciência dos graves danos que causou, embora lidar com fogo em uma área seca tenha perigo realmente previsível."

O relato do morador da cidade segue descrevendo o esforço utilizado para combater o incidente e fazendo uma avaliação da tragédia com consequências para o meio ambiente e à população."Mas graças ao esforço dos bombeiros e de todos nós voluntários, inclusive dos caçadores que também colaboraram no difícil acesso a área do incêndio e apagando o fogo, parece que agora está tudo sobre controle. Nos restou um dano irreparável, muitos bichos mortos, uma enorme área queimada, principalmente onde havia a maior parte de alimentos para os macacos prego. Um catástrofe que a natureza levará anos para reparar."

As informações preliminares são de que até a noite de ontem (28), o fogo ainda atingia a área da Serra do Lima e de que equipes do Corpo de Bombeiros ainda permaneciam na cidade hoje (29). Patu localiza-se numa região serrana construída no sopé da Serra do Lima, maior atração turística do município. O local é a sede do monumental Santuário do Lima ou de Nossa Senhora dos Impossíveis, um dos locais de maior religiosidade do Nordeste.

Fonte:Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário