segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Duplicação da estrada Mossoró/Tibau deverá fortalecer turismo e economia da região

Depois de anos de espera, tudo indica que a novela em torno da duplicação da estrada Mossoró/Tibau segue rumo a um desfecho positivo. Com isso, a perspectiva é de que tanto o turismo quanto a economia local sejam fortalecidos com a conclusão das obras de implantação e pavimentação da RN-013. A rodovia liga a cidade praia à outros municípios do Oeste potiguar e também é palco para o tráfego de veículos que transportam produtos locais como sal e fruticultura.

Com as obras de duplicação da estrada Mossoró/Tibau, a previsão é que ocorra um maior desenvolvimento do turismo e o fomento da economia no município litorâneo, já que "nova rodovia" deverá atrair investimentos em todos os segmentos. A duplicação também possibilitará melhor escoamento da produção de sal da região, bem como da fruticultura.

Estimativas extra-oficial dão conta de que transitam pela RN-013 pelo menos 100 carretas diariamente por ser o trânsito da logística da fruticultura, das cimenteiras, e do sal de Mossoró que vai para Pecém, e ainda há também um intenso trânsito de carros pesados pois, a via é acesso e ligação da BR-304 com a BR-116 em Russas-CE.

Para se ter uma idéia do potencial econômico do RN, dados da Agência RN apontam que à cada ano as exportações do Estado batem novos recordes. De 2002 à 2007 houve um crescimento nas vendas para outros países de 90% sem contar com o petróleo. Além do crescimento, houve uma maior diversificação da pauta de exportações que já conta com 26 produtos que ultrapassam a barreira do milhão em exportações.

E com relação ao potencial turístico, ainda segundo informações da Agência RN, em apenas cinco anos, o número de visitantes no Rio Grande do Norte praticamente dobrou - saiu de 1.423.886 em 2002, para 2.096.322 em 2007; sendo que o turismo é a atividade que mais gera empregos no Estado.

Duplicação da estrada Mossoró/ Tibau deve durar doze meses

Quem trafega pela RN-013 desde sábado (28), já pôde perceber a mudança no cenário às margens da estrada Mossoró/Tibau. É que foram iniciadas as obras de duplicação da via que liga os dois municípios do Oeste Potiguar. Os trabalhos de implantação e pavimentação da via têm previsão de duração de 12 meses. As obras foram orçadas em mais de R$ 38 milhões. Os trabalhos de duplicação foram iniciados com os serviços de desmatamento das áreas de matagal às margens da RN-013 e de demarcação de novas cercas para determinar as faixas de domínio.

As obras foram iniciadas depois da liberação da licença ambiental e da emissão da ordem de serviço. Os trabalhos começaram nas imediações da Comunidade Gangorra, à cerca de 22 km de Mossoró. Mas, por toda a RN-013 já é possível perceber a instalação de placas com os dizeres "Trechos em obras". Além disso, há placas de publicidade do Governo do RN informando a implantação e pavimentação da duplicação da via e ainda do trecho/entrada da BR-304. O prazo estipulado é de 12 meses e o valor da obra é de R$ 38.904.157,22.

Fonte:Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário