segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Duas pessoas morreram este ano vítimas de calazar em Mossoró (RN)

Morte mais recente foi registrada na semana passada.
Especialistas apontam falta de limpeza como fator de proliferação.

Duas pessoas morreram vítimas de complicações do calazar na cidade Mossoró, região oeste do Rio Grande do Norte, somente este ano, como mostra a reportagem do RN TV 1ª Edição desta seunda-feira (20).
Apesar da diminuição dos casos da doença em humanos no município, o estado é de alerta, pois a cidade é uma das que mais registram casos do vírus no RN. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram diagnosticadas 12 pessoas com a doença em Mossoró.

Das ocorrências registradas na cidade, duas morreram - a última na semana passada. O paciente, que já era portador do vírus HIV, teve complicações e não resistiu. Infectologista do Hospital Rafael Fernandes em Mossoró, referência na região, Doutor Alfredo explica que o problema do calazar são justamente essas complicações que a doença pode trazer para o organismo.
A matéria mostra ainda, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses local, que só em 2012 já foram 577 confirmações de doença em cães. O número atingiu quase a totalidade dos casos registrados em todo o ano de 2011. Já em humanos, a incidência vem diminuindo, mas preocupa: em 2008 foram 40 casos; em 2009, 38; em 2010, 24; em 2011, 23.
Os veterinários do Centro de Zoonoses acreditam que os fatores que contribuem para o aumento dos casos de calazar em Mossoró são a falta de limpeza e acúmulo de entulhos.
Fonte:G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário