sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Descoberto sistema de limpeza do cérebro

O cérebro possui seu próprio mecanismo de faxina, responsável por retirar material desnecessário, como células mortas. A descoberta surpreendeu os cientistas, que até agora não tinham ideia sobre a existência desse complexo sistema de limpeza.
“Estamos esperançosos de que essa descoberta tenha implicações para muitas condições que envolvem o cérebro, como traumas cranianos, doença de Alzheimer, derrame e Parkinson,” disse Dra. Maiken Nedergaard, da Universidade de Rochester (EUA).
Sistema glinfático
O sistema, altamente organizado, funciona como uma série de tubos que pegam carona nos vasos sanguíneos do cérebro.
É uma espécie de sistema de encanamento paralelo, que desempenha no cérebro a mesma função que o sistema linfático faz no resto do corpo – drenar dejetos e compostos em excesso.
“A retirada do lixo é de importância central para todos os órgãos, e há muito se tenta descobrir como é que o cérebro se livra dos seus dejetos,” disse Nedergaard.
Ela e sua equipe batizaram o novo sistema de limpeza do cérebro de “sistema glinfático”, já que ele funciona de forma parecida com o sistema linfático, mas é dirigido por células cerebrais chamadas células gliais.
Fonte:o xerife

Nenhum comentário:

Postar um comentário