quinta-feira, 26 de julho de 2012

Caern investe R$ 1,3 milhão para ampliar abastecimento em Patu

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está ampliando o sistema de abastecimento em uma das cidades que mais sofrem com o problema da estiagem. As obras de ampliação da rede de água de Patu, na região Oeste do Estado, estão em andamento e a expectativa da empresa estadual de saneamento é de que sejam concluídas até o final deste ano. Orçada em R$ 1,3 milhão, a nova rede de distribuição irá contemplar 3,2 mil famílias do município.
O novo sistema de distribuição de água de Patu contará com dois reservatórios, o primeiro com capacidade para armazenar duzentos mil litros e o outro para cem mil litros. “Estamos implantando duas subadutoras que captarão água da Adutora Arnóbio Abreu (conhecida como Médio Oeste), ampliando a rede de água e instalando um booster – espécie de bomba que melhora as condições de pressão na rede de água”, informa o gerente de Obras da Caern, Alvamar Cirne.
Além das novas subadutoras, Patu terá 4.374 metros de nova rede de água, o que vai garantir a interligação de 110 imóveis e o abastecimento de áreas da cidade ainda não atendidas plenamente pela Caern. Segundo o gerente regional da Companhia, Nehilton Barreto, os bairros Celso Dutra, Cigarra, Nova Patu, Capela e os conjuntos João Pereira e Francisco Dantas, continuarão sendo atendidos com caminhões-pipa até a conclusão das obras, prevista para este semestre. Até o momento, cerca de 30% das obras de ampliação da rede já foram executadas.
Nehilton informa que, enquanto os serviços não são concluídos, a Caern tem tomado uma série de medidas para melhorar a oferta de água no município. “A principal delas é a instalação de medidores para evitar o desperdício de água. Estamos instalando 1.081 hidrômetros em toda a cidade”, informa o gerente. Ele destaca ainda que, além de Patu, estão sendo instalados 210 hidrômetros em Paraú, 338 em Campo Grande, 357 em Janduís, 384 em Messias Targino e 239 em Triunfo Potiguar, totalizando 2.609 equipamentos instalados na região.
Atualmente, os moradores de Patu consomem cerca de dois milhões de litros de água por mês. Com os hidrômetros, a Caern acredita que deva haver uma redução no consumo, permitindo que a Companhia tenha condições de melhorar a oferta do produto em áreas críticas da cidade.
Fonte:o jornal de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário