quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sem pasto, o gado 'cai' e morre em meio à caatinga

Sem pasto, e quase sem água nos açudes, barreiros e poços, o rebanho bovino do semiárido está sucumbindo. Em meio à caatinga, os animais estão caindo e, sem forças para se reerguer, morrem. Nas regiões Central, Seridó e Oeste vaqueiros e criadores têm um só lamento: "Dá pena ver os bichos caídos e não poder fazer nada". Para muitos, falta a condição financeira para bancar o custo da ração concentrada. Terminam disputando o gado com urubus, que rondam fazendas e cercados.
 Em todo Estado, a população rural que sofre com a falta de chuvas já chega a 500 mil pessoas, o que representa cerca de 120 mil famílias. O baque na pecuária pode já começar a ser contabilizado pelos municípios. Segundo cálculos das prefeituras, cerca de 500 animais já morreram em fazendas e sítios nos municípios de Lajes (330); São Tomé (100) e São José do Seridó (100). Em sete dias, 'pelos caminhos da seca', a equipe da TRIBUNA DO NORTE  localizou em quatro municípios - Santana do Matos, São Tomé, São José do Seridó e Lajes, quase oitenta carcaças estorricadas pelo sol do sertão, em margens de estradas e em fazendas.
O agravamento da estiagem, no meses de abril e maio, deve produzir um resultado devastador no meio rural. A estimativa da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (Faern) e da Secretaria Estadual de Agricultura do Rio Grande do Norte é de que 50% do rebanho seja dizimado. Dados da Secretaria Estadual de Agricultura apontam para uma queda no Produto Interno Bruto entre R$ 2,5 a R$ 3,5 bilhões. Hoje,  70% da população rural do Estado já foi atingida pela seca.
 Em dois dos onze municípios, do Agreste ao Oeste, o percurso nos levou a dois 'cemitérios' de animais - um na zona rural de São Tomé, na Fazenda Pedra do Navio, e outro em São José do Seridó, no distrito Caatinga Grande. Nos dois, o cenário é desolador. A sequidão toma conta de tudo. O cinza predomina por essas paragens. Na fazenda Pedra do Navio, a TN contou 37 carcaças espalhadas, em vários trechos de um terreno árido, dominado por cactus, vegetação típica do sertão nordestino. 
Fonte:tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário