terça-feira, 1 de maio de 2012

Morte de Ayrton Senna completa 18 anos

O Dia do Trabalho, desde 1994, ganhou um significado especial para os brasileiros. Em uma manhã de domingo, os amantes do esporte tiveram a oportunidade de acompanhar os últimos atos do que, para muitos, é o maior ídolo do esporte do Brasil de todos os tempos: Ayrton Senna da Silva. Nesta terça-feira (1º), a morte do tricampeão mundial de Fórmula 1 completa 18 anos e as homenagens ao esportista prosseguem por todo o mundo.

No Grande Prêmio de San Marino, realizado no autódromo de Ímola, na Itália, Ayrtons Senna realizava a terceira corrida pela equipe Williams, considerada a mais forte entre as demais escuderias. Senna, considerado o melhor piloto em atividade à época, com 34 anos, não havia conseguido terminar nenhum GP no carro que havia levado o maior rival nas pistas, o francês Alain Prost, ao tetracampeonato mundial. E Ímola foi a última oportunidade do brasileiro.

 Durante os treinamentos para o GP, Senna havia reclamado das condições de segurança da pista. Nos treinos livre da sexta-feira, o também brasileiro Rubens Barrichello, então piloto da Jordan, sofreu forte acidente no circuito e precisou ser hospitalizado. O piloto da Williams visitou Barrichello no hospital e chegou à conclusão de que a pista não apresentava condições de segurança suficientes para os pilotos. A confirmação ocorreu nos treinos classificatórios do sábado.

Com a pole position confirmada, Ayrton Senna e todo o mundo observou o acidente envolvendo o austríaco Roland Ratzenberger, que corria pela pequena Simtek. A gravidade da batida provocou a morte do piloto e comoção geral entre os pilotos. Porém, todos, inclusive Senna, concordaram em correr no domingo. Foi a última corrida de Senna.

Liderando a corrida desde o início, Senna tinha certa vantagem aos demais corredores quando ocorreu a entrada do carro de segurança na pista, devido a um acidente sem gravidade. Na retomada da prova, Senna, que já havia feito a volta mais rápida durante a corrida, passou a quase 300km/h na curva Tamburello, onde se chocou ao muro e foi atingido pela barra de direção do próprio carro, que perfurou o capacete do brasileiro. No próprio domingo a morte cerebral de Senna foi confirmada e o Governo Federal decretou luto oficial de três dias. Desde então, o dia 1º de maio é marcado também por homenagens a um dos maiores pilotos de todos os tempos.

Lembrança

Através do Twitter, vários pilotos lembraram a morte de Ayrton Senna, que foi um dos assuntos mais comentados no microblog. "18 anos da morte de nosso maior ídolo!!! Ayrton Senna", escreveu Felipe Massa, que participa de sessão de treinos com a Ferrari em Mugello, na Itália.

Sobrinho do tricampeão mundial, Bruno Senna, que atualmente corre na Williams, também lembrou a data: "1º de maio em Mugello. Saudades, Ayrton. Você continua me inspirando a cada momento".

Tony Kanaan, que compete pela equipe KV Racing na Fórmula Indy apenas postou "Senna, ídolo para sempre." Já Alexander Wurz, que fez 69 corridas e conquistou três pódios na F-1, escreveu que o final de semana de San Marino-1994 é impossível de se esquecer.

Ex-namorada de Senna, a apresentadora Adriane Galisteu também lembrou a morte do piloto. "A saudade chega à maioridade, 18 anos sem Ayrton Senna!"

Fonte:tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário