terça-feira, 1 de maio de 2012

Janduís:Município tem o menor índice de crianças subnutridas do RN

Os resultados gerais da amostra do Censo 2010, do IBGE, mostraram que no período de dez anos, o número de óbitos de crianças menores de um ano caiu de 29,7 para 15,6 para cada mil nascidas vivas, um decréscimo de 47,6% na taxa brasileira de mortalidade infantil.
Entre as regiões, a maior queda foi no Nordeste, de 44,7 para 18,5 óbitos, apesar de ainda ser a região com o maior indicador. Em todo o Rio Grande do Norte, Janduís é o município que possui o maior percentual de crianças de 0 a 3 anos, nas creches municipais.
O sistema de creche do município funciona tanto na zona urbana, com o trabalho feito pelo Jardim Escola Tia Alice, como na zona rural, na Escola Antônia Eurli de Brito, que funciona na comunidade de Permissão.
As unidades possuem quadro profissional de professores qualificados e toda uma infraestrutura adequada para receber as crianças locais, a partir de reformas realizadas pela prefeitura, nos últimos anos.
Vários projetos são desenvolvidos nas creches locais. Uma coordenação cultural funciona diretamente nas escolas incentivando a produção de cultura e, de certa forma, incentivando a formação de artistas mirins. Outro programa é a Sala Especial, que conta com equipe multidisciplinar de saúde que cuida de crianças que apresentam quadros de desnutrição.
A secretária de Educação Martilene Duarte afirmou que os índices do IBGE comprovam que a administração trabalha de forma planejada. "Esse resultado é reflexo do nosso trabalho", apontou. Ela complementa que, na última semana, o setor de educação encaminhou ao Ministério da Educação o Plano de Ações Articuladas do Município para o triênio 2012-2014. "Trata-se de um conjunto de ações que têm como objetivo o fortalecimento do nosso sistema municipal de educação", disse.
O prefeito Salomão Gurgel atribui esse resultado a um trabalho focado na melhoria da qualidade da educação infantil, em Janduís, garantindo educação de qualidade para todas as crianças da zona urbana e da zona rural. 

Fonte:jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário