terça-feira, 8 de maio de 2012

Alto Oeste do RN não tem serviço 3G

A tecnologia 3G está presente nos telefones celulares, smarphones, tablets e computadores portáteis, mas as operadoras de telefonia móvel ainda não oferecem o serviço. Não em todas as cidades. Em levantamento feito pelo DE FATO, os serviços 3G concentram-se nas cidades da Grande Natal e Mossoró. A região Oeste está 100% descoberta do serviço 3G.
Através do serviço teleatendimento, a operadora Claro informou que oferece serviço de internet móvel 3G, em alta velocidade, nas cidades de Assú, Angicos, Caicó, Ceará-Mirim, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parnamirim, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante. A operadora garante que até o final do ano chega ao restante do RN.
Já a operadora Tim, através do seu portal, informa que no Rio Grande do Norte oferece o serviço 3G nas cidades de Assú, Ceará-Mirim, Extremoz, Mossoró, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Tibau do Sul. Nesse caso, não existe previsão de quando os serviços de atendimento 3G serão ampliados. A operadora tem um serviço péssimo no RN.
Inclusive, a TIM é alvo de ação civil pública movida por promotores de justiça de Luis Gomes, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, e também de Natal. A Justiça chegou a condenar a TIM a melhorar, ao menos, os serviços básicos de telefonia. A Companhia assumiu compromissos com a Justiça de ampliar os serviços e recorreu da decisão judicial.
Não foi possível um contato com as assessorias das operadoras Oi e Vivo. Foram feitas várias tentativas. Através do serviço de teleatendimento, as atendentes recebiam a ligação apenas para informar que o sistema estava fora do ano e não podiam repassar informações sobre coberturas 3G. Recomendaram voltar a ligar 10 minutos depois, que também não funcionou.
No geral, se considerar o cenário nacional, o Rio Grande do Norte parou no tempo. Segundo o serviço de consultoria Teleco, 2.702 cidades (48,6%) brasileiras já dispõem do serviço de internet móvel 3G. Como a Claro oferece o serviço na área urbana de 13 cidades e a TIM oferece em oito, o Rio Grande do Norte não tem nem 10% das cidades com cobertura 3G, muito abaixo do percentual nacional.

CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO 3G
Suporta um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo menor que as tecnologias mais antigas de comunicação. O 3G também transmite informações em velocidade maior, comparada com a internet 2G, o que acabou massificando o uso da internet nos telefones celulares, tablets e smarphone. 

Fonte:jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário