segunda-feira, 16 de abril de 2012

RN registra em média dois homicídios por dia

Alguém da Tribuna do Norte teve a idéia de fazer em todo o Estado do Rio Grande do Norte o que faço em Mossoró. Anotar nome, endereço, idade, profissão... de quem é executado.
E conforme o levantamento do Marcos Carvalho, repórter da Tribuna, nos primeiros 100 dias de 2012 aconteceram quase 200 homicídios (198), ou seja, em média dois por dia.
Em Mossoró, neste mesmo período aconteceram 37 homicídios, reduziu muito depois que a Justiça andou decretando prisões de suspeitos a pedido da Polícia Civil.
É importante frisar também que só este ano a PM retirou das ruas cerca de 60 armas de fogo, que se existisse pericia forense no ITEP, muitos dos homicídios serão solucionados.
Em Mossoró, assim como em Natal, só termina solucionado os crimes de pessoas conhecidas ou ligadas a ela. É o caso da execução da empregada de Larissa Rosado.
Os demais, de cada 10, talvez 1 ou no máximo 2 seja esclarecido e o suspeito preso. Estão todos soltos, apesar da polícia e a família saber de quem se trata.
Na reportagem, o secretário Aldair Rocha, de Segurança, reconheceu que faltam investimentos. Aliás, ele disse que aguarda investimentos por parte do Governo do Estado.
Tenho certeza que se fosse outra pessoa no lugar dele, no momento que Rosalba retirou 22,7% do orçamento da segurança e botou 120% a mais em publicidade, pediria demissão.
O aparente cenário de redução de homicídios em Mossoró é apresentado pelo próprio secretário Aldair Rocha e o Governo Rosalba como vitória. Equívoco.
Na verdade está é se formando uma bolha de sangue, que pode explodir a qualquer momento.
Para se ter a redução de fato da criminalidade somente com o Governo do Estado investindo pesado em policia civil, ITEP e fazendo uma central de pericia para o MPE.
Paralelo a isto, é imprescindível botar os quase 7 mil presos do RN para trabalhar e botar as escolas para funcionar em tempo integral em locais amplos e bem estruturados.
Nas ruas, é preciso que as igrejas e o Estado façam uma campanha de reestruturação da família e principalmente para fortalecimento do sentimento de perdão.

Fonte:retrato do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário