sexta-feira, 13 de abril de 2012

Hoje, 13 de abril, é o Dia Internacional do Beijo

Não perca tempo – Para muitos supersticiosos a sexta-feira, 13, é dia de azar, o que exige proteção e cuidados. Porém, nesta sexta-feira, 13 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Beijo, que também é comemorado em 6 de julho. Até porque, beijo nunca é demais. Não se sabe quem inventou essa comemoração do beijo, que surgiu em 1982 como uma brincadeira escolar que se espalhou pelo planeta, mas beijar faz bem, segundo especialistas.
Um beijo (do latim basium) é o toque dos lábios com qualquer coisa, normalmente uma pessoa. Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida. O beijo nos lábios de outra pessoa é um símbolo de afeição romântica ou de desejo sexual – neste último caso, o beijo pode ser também noutras partes do corpo, ou ainda o chamado beijo de língua, em que as pessoas que se beijam mantêm a boca aberta enquanto trocam carícias com as línguas.
Beijar é o ato de tocar os seus lábios nos de outra pessoa. Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida. O beijo nos lábios de outra pessoa é um símbolo de afeição romântica ou de desejo sexual – neste último caso, o beijo pode ser também noutras partes do corpo, ou ainda o chamado beijo de língua, em que as pessoas que se beijam mantêm a boca aberta enquanto trocam carícias com as línguas.

Antigamente, o beijo era utilizado de várias formas e com infinitos significados. Na Idade Média, por exemplo, o beijo na boca representava uma espécie de contrato entre o senhor feudal e o vassalo. Tinha o significado de “dou minha palavra”. Foi apenas no século XVII que os homens acabaram com o hábito de beijar uma pessoa do mesmo sexo, sem afeto envolvido. Em tempos outros, a palavra beijo dava lugar ao vernáculo “ósculo”. Época em que existia o ósculo santo ou “osculum pacis”, uma forma de saudação usada por Jesus Cristo e seus discípulos, pela ação de beijar a face mutuamente, não somente em regiões onde esse era um costume habitual, mas também entre os cristãos de Roma
Fonte:uchu.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário