domingo, 29 de abril de 2012

Animais não terão o que comer em 40 dias

Conversei hoje com pelo menos 10 pequenos produtores rurais e dois grandes agropecuaristas. Em todos, encontrei o semblante de espanto com o quadro que se forma de escassez de alimento e água para os próximos dois meses.

Os pequenos agricultores já estão no aperto. Alguns compram água e, inclusive, estão sendo explorados por donos de carros pipas, que chegam a cobrar até R$ 200 reais por 15 mil litros de água que antes eram buscados por R$ 70,00.

O Governo do Estado precisa criar uma unidade de fiscalização disto: água é essencial.

Os agropecuaristas que convencei disseram que atualmente estão ainda alimentando o rebanho com a babuja que cresceu com as poucas chuvas, mas isto já está acabando. Calculam que em 40 dias não terão mais o que dá para o gado comer.

E, assim como os pequenos produtores rurais, os agropecuaristas também reclamam da exploração dos donos de carros pipas se aproveitando do quadro de seca para faturar, encarecendo o valor da pipa de água em ate 3 vezes o valor de antes.

A Governadora Rosalba decretou estado de emergência em 139 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. O Ministério da Integração Nacional já reconheceu este quadro. Agora precisa que os municípios regularize suas equipes de defesa civil.

Detalhe: as cidades são receberão socorro se não estiver inadimplentes junto aos órgãos federais, ou seja, o pequeno produtor rural vai se lascar porque o gestor da cidade foi irresponsável o suficiente para não prestar contas direito ou roubar recursos públicos.

Fonte:retrato do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário