quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Consumo de água no RN aumenta 30 milhões de litros em um mês

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da ACS Caern


O volume de água consumido pela população, em janeiro, registrou um aumento de 30 milhões de litros, nos 152 municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). No primeiro mês do ano as cidades atendidas pela empresa consumiram 9,025  bilhões de litros de água. Em Natal, o consumo de água aumentou em 35 milhões de litros, passando de 3,346 bilhões de litros em dezembro, para 3,381 bilhões no mês passado. Os maiores aumento na demanda foram registrados nas zonas Oeste e Leste da capital, que juntas consumiram 55 milhões de litros a mais comparando-se com o mês de dezembro. A Zona Leste aumentou o consumo em 24 milhões de litros, enquanto que a Zona Oeste aumentou a demanda em 31 milhões de litros de água.

O estudo da Caern aponta que o aumento do consumo não foi generalizado. As zonas Sul e Norte de Natal diminuíram o consumo em 20 milhões de litros de água no mesmo período. Na Zona Norte o consumo diminuiu em 14 milhões de litros, enquanto que na Zona Sul a população consumiu menos 6 milhões de litros de água. No mês de janeiro foi o seguinte o consumo de água em Natal por região: Norte, 868 milhões de litros; Oeste, 658 milhões; Leste, 831 milhões e Sul, 1,02 bilhão de litros de água.

Em Mossoró, a segunda maior cidade do Estado, a população consumiu menos 31 milhões de litros de água. Enquanto em dezembro a demanda foi de 919 milhões de litros de água, em janeiro foi registrado um consumo de 888 milhões de litros.  Na Região Metropolitana, em Parnamirim, o consumo apresentou uma diminuição de 85 milhões de litros de água. Em dezembro a demanda foi de 919 milhões e em janeiro o consumo caiu para 834 milhões de litros de água. Já em Caicó, na região do Seridó, o consumo de água aumentou em 16 milhões de litros, passando dos 233 milhões de litros em dezembro para 249 milhões em janeiro. Com o carnaval, a expectativa da Caern é de que o consumo na cidade cresça ainda mais em fevereiro.

Apesar do aumento do consumo em vários municípios, o número é considerado estável está dentro do esperado pelos técnicos da Caern. Com a chegada do verão aumenta o consumo de água em todo o Estado, principalmente no litoral, onde estão localizadas as praias de veraneio e a população e a demanda de água chega a triplicar em algumas áreas. Apesar das medidas adotadas pela Caern, para garantir o abastecimento, estarem surtindo efeitos positivos, os técnicos da Companhia alertam para a necessidade de se evitar desperdícios. Lavagem de carros, calçadas, torneiras abertas sem necessidade durante o banho e regar plantas várias vezes ao dia, são ações que contribuem para aumentar o consumo e, consequentemente, provocar desabastecimentos quer poderiam ser evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário