quarta-feira, 30 de novembro de 2011

RÉUS ACUSADOS DE PARTICIPAÇÃO NA CHACINA QUE VITIMOU O ENTÃO PREFEITO DE CARAÚBAS AGUINALDO PEREIRA VÃO A JÚRI EM MOSSORÓ


Dois réus que repercutiram nacionalmente por suas participações no envolvimento na chacina que vitimou o então prefeito de Caraúbas,Aguinaldo Pereira da Silva, sua mulher Antônia Gurgel da Nóbrega Pereira, e outros três seguranças irão ao banco dos réus no próximo dia 30, na quarta-feira.

O motorista Francisco Sales Fernandes, "Negão da Serra", e José Maria Roque da Silva serão julgados pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri Popular. O julgamento acontece quase dez anos após os homicídios. 

Na época, também foram mortos os policiais militares Ronaldo Rafael da Silva e Cláudio Pereira do Nascimento, que faziam a segurança do prefeito, e o caseiro do casal Everlânio da Silva.

O julgamento está previsto para iniciar às 9h, no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins, em Mossoró. "Negão da Serra" é um dos poucos acusados do crime que continua vivo. Atualmente, ele cumpre pena no Presídio Aníbal Bruno, em Recife (PE). Para a vinda de "Negão da Serra" até Mossoró, a Polícia Militar está preparando uma estratégia especial de segurança entorno do Fórum. 

Relembrando - O crime ocorreu no dia 7 de novembro de 2001, quando as vítimas viajavam de Caraúbas com destino a Mossoró. Já próximos da chegada, no Km 13 da RN 117, o Santana branco pertencente ao prefeito foi interceptado por uma camioneta Ranger, com seis homens fortemente armados, que abriram fogo contra o veículo das vítimas. 

O policial Cláudio Pereira, que dirigia o carro, foi o primeiro a ser atingido. Ele perdeu o controle do carro e capotou várias vezes. Os bandidos, liderados por José Valdetário Benevides Carneiro, fuzilaram o veículo, matando os ocupantes.

As investigações policiais apontaram que, além de Valdetário, participaram da ação Francimar Fernandes Carneiro, o "Cimar Carneiro"Francisco Clécio do NascimentoEmerson Carmona,José Maria Roque da Silva, e seu comparsa "Negão da Serra"

Valdetário e Cimar Carneiro teriam ficado dentro do veículo, enquanto Clécio, Emerson Carmona e Negão da Serra executavam as vítimas. As mortes resultaram de uma rixa antiga entre as famílias Carneiro e Simeão (à qual pertencia Aguinaldo Pereira). Um irmão do prefeito já havia sido assassinado pela quadrilha de Valdetário. Em abril de 2006, outro irmão de Aguinaldo, Elinaldo Simeão, foi executado. A mulher de Valdetário, Aguinalda Fernandes Benevides, "Neta", foi condenada pela autoria intelectual da morte de Elinaldo. 

Fonte: Gazeta do Oeste via RG EM FOCO/PATU 24 HORAS/blog do godeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário