sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Petrobras conclui parque eólico

Guamaré - A Petrobras informa que as usinas Potiguar, Cabugi, Juriti e Mangue Seco I, II e III, que compõem o Parque Eólico de Mangue Seco, já estão operando comercialmente ao lado da Refinaria Clara Camarão, no município de Guamaré, litoral norte do Rio Grande do Norte. O parque terá potência de 104 megawattes, o que corresponde a 18% do consumo de energia de todo o Rio Grande do Norte.
Com investimento de R$ 424 milhões, o primeiro Parque Eólico da Petrobras entrou em operação comercial oito meses antes do compromisso assumido com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A Petrobras foi a primeira a investir em energia eólica no RN.
O primeiro investimento foi num projeto-piloto na praia de Macau. Foram montadas três torres, com capacidade instalada de 1,8 megawatts. Neste caso, o início das operações de forma experimental e não-comercial como acontece agora, foi em 2004.
No parque eólico de Mangue Seco, em Guamaré, os contratos de venda de energia para as usinas foram ofertados no primeiro leilão de energia eólica, realizado em dezembro de 2009 e são válidos por 20 anos. Na mesma ocasião foram fechados vários outros contratos, por outras grandes empresas na área de produção de energia eólica.
No certame de 2009 previa que a energia gerada pelas usinas seria disponibilizada para o Sistema Interligado Nacional em 1º de julho de 2012, mas a Petrobras antecipou o cronograma e todo o parque eólico está em operação comercial desde 1º de novembro, com a entrada em operação da última usina, a Juriti.
A usina de Potiguar está em operação comercial desde 26 de agosto de 2011 e as usinas de Cabugi e Mangue Seco, desde 24 de setembro de 2011 e 6 de outubro de 2011, respectivamente. Localizadas no entorno da Refinaria Potiguar Clara Camarão, às margens da Rodovia RN 221, em Guamaré, as usinas são constituídas por 52 aerogeradores de 2 megawatts (MW) cada.
Estas características fazem com que o parque eólico de Mangue Seco possua a maior capacidade instalada no país com este tipo de aerogerador (104 MW), suficientes para suprir energia elétrica a uma população de 350.000 habitantes.
Cada aerogerador, com um peso de cerca de 300 toneladas, é composto por uma torre de concreto e aço de 108 metros de altura e um conjunto de três pás de fibra de vidro, com 42 metros de comprimento. O sistema de transmissão de cada unidade é constituído de uma rede de distribuição interna de 34,5 quilovolts (kV), uma subestação elevadora de 34,5/138 kV e de uma linha de transmissão de 138 kV.
A usina Cabugi foi construída em parceria com a Eletrobrás; a usina Mangue Seco, em parceria com a Alubar Energia; e as usinas Potiguar e Juriti, em parceria com a Wobben WindPower. A implantação do Parque Eólico de Mangue Seco está alinhada com a estratégia da Petrobras de se consolidar como uma empresa de energia, apresentando elevado conteúdo de responsabilidade ambiental, gerando energia elétrica com fonte limpa e renovável.

Fonte:jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário