quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Humildade


Palavra conhecida por muitos, usada muito mais, porém pouco praticada…
Porque digo isso? Simples, ser humilde é difícil… Reconhecer seus defeitos, seus erros, seja no que for ou em si próprio… Como é difícil ouvir que estamos errados, ouvir sobre nossos defeitos e isso não se aplica só a nós, mas em tudo na nossa vida. Não gostamos de ser apontados, mesmo quando estamos realmente errados, não gostamos, de ouvir isso.
Falando em design, agora, ser humilde é difícil, isso já sabemos, mas posso dizer que pra designer é um pouco mais difícil. Por quê? Que designer gosta de ouvir de que sua peça, sua criação está errada, está feia, não tem nexo com nada? Só aqueles que estão abertos para críticas construtivas… Você é assim? Estar aberto para receber opiniões e críticas é bom, afinal, quem é o conhecedor de toda a verdade? Sempre acabamos aprendendo um pouco mais com isso, sendo assim temos um crescimento e conhecimento maior desse mundo do design. É um constante aprendizado!
Ser humilde não é estar aberto para tudo, ouvir tudo quanto é tipo de bobagem e de todo mundo… Não estou falando isso! Mas sim saber de quem ouvir, pra quem perguntar e como lidar após ouvir. Digamos que você fez uma peça e veio uma pessoa e começou a criticá-la, a princípio poderíamos ficar irados e falar um monte de asneiras e não levar nada em consideração do que nos foi falado, afinal estamos no nosso direito de não escutar. Mas temos duas escolhas: parar e ouvir o que e como a pessoa está falando, pois ela poderia muito bem ser um designer e fez críticas construtivas para melhoria do seu projeto ou sendo egocentrista, achando que da maneira que você fez é a melhor, é a mais bonita e, nesse caso, acabamos não escutando o que ela tinha a dizer e perdemos a oportunidade de crescimento e melhoria no nosso trabalho.
Na criação da sua peça sempre tenha o conceito para a defesa da peça, pois se alguém começar a criticar você terá argumentos para a defesa da sua criação. Por isso é sempre bom você ouvir, ter conhecimento para poder defender e saber o que está fazendo, mas sempre sendo humilde e lembrando que não conhecemos tudo.
Ser humilde é saber falar e principalmente ouvir o que os outros têm a dizer. Sabemos a quem devemos perguntar: a quem tem o conhecimento necessário para nos ajudar com críticas construtivas para o crescimento. A escolha é sua ser humilde ou não, ninguém vai fazer essa escolha pra você.
Tudibão

Nenhum comentário:

Postar um comentário