sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cultura do caju e girassol são estudadas

O projeto Cajusol trabalha a extensão rural e trabalho comunitário relacionadas com a cadeia produtiva do caju, nos territórios da cidadania Açu-Mossoró, sertão do Apodi e Seridó, num total de sete municípios, envolvendo 15 comunidades.
 
O subprojeto Cajucultura Solidária do Sertão/RN, do Projeto denominado Cajusol, tem como objetivo fortalecer a cultura do caju, fruta da agricultura familiar, através de ações extensionistas e de pesquisa, difundindo práticas inovadoras e de transferências pautadas na economia solidária, na sustentabilidade social, na inclusão social, entre outros conceitos que expressam a conquista da cidadania dos agricultores rurais.
 
O projeto tem respaldo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), tendo como executores a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN).
 
“A finalidade é trabalhar produtos técnicos e metodologias aplicáveis”, destacou a professora Suzaneide Menezes, coordenadora do projeto na Uern.
 
Segundo ela, o subprojeto visa produzir o conhecimento da comunidade e o cooperativismo. Em Mossoró, estão sendo desenvolvidos nas comunidades do Assentamento Favela e Assentamento Arisco.
 
“Enquanto Uern, nós ajudamos a comunidade de forma mobilizadora, em processo de organização da comunidade, com metodologias participativas e articulação da rede, com oficinas e palestras”, destacou.
 
Hoje na Uern, o subprojeto conta com seis bolsistas graduados desenvolvendo as atividades. As atividades estão sendo desenvolvidas desde setembro do ano passado e já foram formados 15 comitês organizadores e 15 diagnósticos rurais participativos, agora estão sendo trabalhados 15 mapas da percepção dos moradores.
 
“Vamos ver o que eles avaliam, o que têm visto, o que estão pensando, para que daí possamos saber de que eles estão precisando”, continuou. Na próxima semana serão selecionados mais bolsistas para acompanharem os trabalhos de pesquisas. 
Fonte:gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário