sábado, 16 de abril de 2011

Mantendo cada vez… + Gelada

Depois de muita pesquisa, cientistas dizem ter descoberto o segredo da cerveja perfeita. Pela primeira vez, pesquisadores identificaram as principais substâncias responsáveis pelo gosto amargo da cerveja choca e sugeriram que, ao impedir sua formação é possível prolongar o sabor original da bebida.

Divulgada nesta quinta-feira (14) pelo site Popsci, a pesquisa sugere que os bebedores de cerveja podem apreciar sua bebida por mais tempo. Os cientistas identificaram dezenas de substâncias responsáveis pelo sabor amargo, que se formam durante a fabricação da cerveja – chamadas de policetídeos prenilados – que são derivadas do lúpulo.
Os pesquisadores analisaram várias marcas de cerveja, antes e depois do armazenamento. Eles identificaram 56 substâncias que contribuem para o gosto amargo da bebida, incluindo cinco que parecem ser as mais responsáveis pelo sabor áspero causado pelo envelhecimento.
Segundo os pesquisadores, o estudo oferece uma base científica para fazer com que a bebida mantenha o bom sabor na prateleira e demore mais a ficar amarga por meio do controle do valor inicial do pH da cerveja e ao manter a temperatura o mais baixo possível durante o armazenamento.
Ao contrário do vinho, do uísque e do bourbon – uísque preparado a partir da destilação de uma mistura composta por mais de 50% de milho), malte e cevada, muito apreciado nos Estados Unidos -, a cerveja tem um gosto melhor quando é consumida fresca. Especialistas estimam que o sabor da cerveja média fique ruim depois de ficar entre seis e 12 meses armazenada.
Fonte:padua campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário