sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RN ganha seu terceiro parque eólico


Após driblar dificuldades de logística e um impasse fundiário que atrasou em pelo menos três meses sua operação, a usina eólica Alegria I foi inaugurada oficialmente ontem no Rio Grande do Norte. O empreendimento, orçado em R$ 330 milhões, é parte de um complexo que, quando concluído, deverá ser o maior gerador de energia a partir do vento da América Latina. A usina também é a terceira a entrar em funcionamento no estado, um dos mais promissores do país no setor.

No caso de Alegria I, a placa foi descerrada ontem, mas a operação comercial começou em dezembro do ano passado. A usina está localizada no município de Guamaré, a 165 Km de Natal, e comercializa a energia que produz  à Eletrobras, por meio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). O contrato entre as partes foi fechado em 2004. Por mês, a usina gera uma receita bruta de R$ 3,6 milhões, de acordo com informações do presidente da New Energy Options, subsidiária da empresa brasileira Multiner, que controla o empreendimento, Paulo Seidel.

Ocupando uma área de 310 hectares e dona de uma capacidade instalada de 51,15 Megawatts (MW) de energia - o suficiente para abastecer 70 mil residências - Alegria I é parte do parque eólico Alegria, que terá uma segunda usina - a Alegria II, com o dobro do tamanho da primeira - entrando em funcionamento em agosto deste ano, diz o vice-presidente da Multiner, Hugo Seabra. As duas usinas entram em operação após o previsto pelo grupo.
fonnte:tn

Nenhum comentário:

Postar um comentário