sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Documentário do Discovery discute problemas do pré-sal

O canal pago Discovery Channel exibe nesta sexta-feira (25, às 22h) um documentário sobre um tema importantíssimo para o futuro do Brasil: a exploração de petróleo na camada pré-sal.
O Desafio do Pré-Sal é a terceira produção nacional do Discovery a ser veiculada pelo canal neste ano. Foi produzido pela Mixer, com recursos de incentivos fiscais, sob encomenda e supervisão do canal. Segundo o Discovery, é a abordagem mais ampla já realizada pela TV sobre o pré-sal.
O documentário mostra os aspectos econômicos, tecnológicos e ambientais envolvidos na exploração de petróleo do pré-sal. A extração exigirá investimentos bilionários e ocorrerá a 300 quilômetros da costa, a profundidades de sete quilômetros e debaixo de uma camada de sal que pode atingir dois quilômetros.
Maior reserva de petróleo descoberta nos últimos dez anos, Tupi pode significar um salto de desenvolvimento muito grande para o Brasil, que alcançará independência em petróleo e gás natural.
O documentário mostra como foi possível descobrir petróleo em um local tão inóspito, algo que exigiu a busca de novas tecnologias de extração, algumas delas malsucedidas.
Apresenta como será a extração de petróleo do pré-sal, os riscos ambientais (a corrosão de equipamentos é grande) e uma contradição: buscar petróleo no fundo do mar não vai contra a história de um país que se notabilizou por desenvolver recursos energéticos renováveis e menos poluentes, como o álcool combustível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário