segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ano letivo começa sem professor em sala de aula

Higo Lima - Jornal de Fato

Mossoró - Os alunos da rede estadual de ensino voltam às salas de aula nesta segunda-feira, dia 14, mas nem todos os professores irão assumir as aulas no mesmo período. Ou seja, a defasagem de docentes no Estado segue por mais um ano letivo. Para amenizar esse problema, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura autorizou às diretorias regionais da Secretaria a convocarem professores temporários. Ao todo, o Estado abriu vagas para mais de mil professores.

Somente para preencher o quadro da 12ª Dired, com sede em Mossoró e atuação em mais seis cidades da região Oeste, foi autorizada a convocação de 139 professores temporários. A seleção destes docentes aconteceu na terça (8) e quarta-feira (9) desta semana e, mesmo assim, a presença de candidatos ficou abaixo da demanda necessária para preencher o quadro.

Para preencher o quadro completo da 12ª Dired, ainda são necessários 48 professores. Os 91 professores que passaram para a fase da perícia médica devem se apresentar em Natal nos dias 16 e 17 deste mês, três dias depois do primeiro dia de aula. A previsão da diretora da 12ª Dired, professora Magali do Carmo, é que estes docentes estejam em sala de aula no próximo dia 21 (segunda-feira).

“Estamos tratbalhando com agilidade para que o impacto negativo seja o menor possível ao estudante”, garante Magali do Carmo. Os professores efetivos do Estado, juntamente com os professores contratados por meio deste concurso, foram utilizados para preencher o quadro pedagógico das escolas com maior demanda de alunos. “Priorizamos as maiores escolas para garantir que as aulas comecem sem grandes transtornos. Já as vagas que ainda faltam ser preenchidas, estamos estudando uma solução em parceria com a Secretaria”, explica a professora Magali do Carmo.

Segundo ela, uma segunda chamada de professores deve ser anunciada nos próximos dias e caso, mesmo com essa segunda oportunidade, as vagas não sejam preenchidas, há possibilidade do Estado contratar estagiários para assumir a função.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Rio Grande do Norte (Sinte) estima que o déficit de professores no Estado seja superior a 3 mil docentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário