LONDRES, 6 de outubro (Reuters) - A General Electric foi rejeitada em um dos maiores esforços recentes para ampliar sua base de negócios industriais quando a britânica Wellstream, do segmento de serviços petrolíferos, negou oferta de 1,2 bilhão de dólares (755 milhões de libras) do conglomerado norte-americano.
A notícia da rejeição da Wellstream veio no mesmo dia em que a GE afirmou que vai comprar a Dresser, fabricante de motores a gás usados em equipamentos de produção de petróleo e gás, por 3 bilhões de dólares.
A oferta do maior conglomerado dos Estados Unidos pela Wellstream aconteceu em um momento em que representantes da GE afirmaram que a empresa terá 30 bilhões de dólares disponíveis para aquisições nos próximos anos.
O anúncio segue-se a um período em que a GE estava mais ativa na venda de ativos, incluindo os negócios da rede de mídia NBC Universal e partes de suas operações financeiras.
A Wellstream não comentou a oferta da GE nesta quarta-feira.
A companhia tem sido alvo frequente de rumores de aquisição, com o mercado frequentemente vinculando a empresa à maior companhia de serviços petrolíferos da Europa, Saipem, apesar do grupo italiano ter afirmado no ano passado que não tem planos de compras no setor de tubos flexíveis.
As instalações da Wellstream no Brasil, que fabricam produtos que serão usados na extração dos bilhões de barris de petróleo das reservas do pré-sal, são consideradas como ponto de grande interesse por possíveis compradores da empresa.
(Por Sarah Young)