quarta-feira, 5 de maio de 2010

Governo do Estado vai reformar mais de cem escolas

Ampliação dos prédios prepara instituições para abertura de cursos profissionalizantes.

Cerca de 100 escolas serão reformadas e ampliadas pelo Governo do Estado para que possam oferecer cursos profissionalizantes aos alunos que concluem o Ensino Médio. Para isso, a Secretaria da Infra-Estrutura (SIN) agiliza o processo de licitação das obras.

Aproximadamente 30 já foram licitados e as obras já começaram em oito escolas. Serão investidos R$ 63 milhões, resultado de parceria firmada entre o Governo Federal e o Governo do Estado.

Na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, em Natal, por exemplo, as obras seguem no ritmo do cronograma. Além das salas para realização dos cursos profissionalizantes, o Governo realiza também obras de reparo nas estruturas físicas da escola. Para evitar atraso nas obras e qualquer problema nos serviços, a SIN mantém fiscalização permanente.

Também se encontra em reforma escolas nos municípios de Brejinho, Canguaretama, Serra do Mel e Parnamirim. O coordenador de obras da SIN, Luciano Xavier explica que o programa é de fundamental importância, pois beneficiará todo o Rio Grande do Norte.

“O Brasil Profissionalizado tem sua importância reforçada a partir do momento em que se estande para o interior, região em que o acesso ao ensino profissionalizante é mais difícil,” comenta.

O programa faz parte do Brasil Profissionalizado, uma iniciativa do Governo Federal que visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica em todo o país. As escolas reformadas darão a possibilidade de o jovem ter um aprendizado satisfatório, e, ao final do ensino regular, passará por cursos de qualificação profissional.

Perceber o potencial da educação como elemento multiplicador e utilizá-la como ferramenta base para o desenvolvimento econômico e social do povo potiguar. É com esse olhar voltado para o futuro dos jovens que o Governo do Estado tem investido na base, com a reforma e ampliação de centenas de escolas em todo o Rio Grande do Norte.

A iniciativa repassa recursos do Governo Federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário