segunda-feira, 26 de maio de 2014

Bombeiros e PMs terão reunião com Governo para discutir pleitos

Bombeiros e policiais militares estão acampados em frente à Governadoria, no centro administrativo de Natal. Na manhã desta segunda-feira (26), eram poucos os ocupantes do acampamento montado para pressionar o Governo do Estado para conceder, entre outros benefícios, o reajuste de 56% nos vencimentos dos profissionais. Uma reunião vai ocorrer na tarde de hoje para discutir as reivindicações.
No encontro, previsto para ocorrer às 16h, na Controladoria Geral do Estado, os bombeiros e policiais discutirão com representantes do Governo do Comando da PM sobre os pleitos, que são: fim da quentinha e retorno do vale-alimentação; pagamento da mudança de nível aprovada; aumento do efetivo; revisão do estatuto da PM; criação de código de ética da PM; sanção da Lei de Promoção de Praças, aprovada recentemente; e o reajuste salarial de 56%.

Para apoiar o movimento, grupo de oficiais da PM vai realizar uma pequena caminhada no centro administrativo e se juntar ao acampamento no início da tarde de hoje. O grupo, inclusive, também estará representado na reunião com a cúpula do Governo do Estado. Os policiais e bombeiros aprovaram uma paralisação de 24 horas para amanhã (27). Contudo, dependerá do resultado da reunião.

O Executivo ainda não se posicionou oficialmente sobre os pleitos e o titular da Sesed, Eliézer Girão, preferiu não tratar sobre o assunto antes do encontro com a categoria. No entanto, o secretário confirmou que já está transcorrendo medida judicial sobre a situação, sem dar detalhes sobre qual seria a ação.

Fonte:Tribuna do Norte

Base Aérea de Natal participa de simulação

Na última semana a Base Aérea de Natal (Bant) participou do exercício de simulação que envolve transposição de obstáculos, ataque aéreo inimigo e salvamento e resgate de vítima, além da marcha de 6 km nos limites da Base. O grupo foi acionado pelo Comandante da organização, Coronel Aviador André Luís Gomes Monteiro.
O objetivo do acionamento é garantir a prontidão da equipe e manter a capacidade operacional do efetivo. Nessa missão, todos os militares acionados tinham que se apresentar em tempo inferior a duas horas. Segundo o Comandante da Bant, o desempenho da Base foi positivo e possibilitou a formação de uma super tropa de mais de 900 militares, além das centenas de profissionais que trabalharam na operacionalização dos exercícios propostos, o que demonstrou a adesão massiva do efetivo. O acionamento faz parte do Plano de Reunião da Base e contou com o envolvimento de diversos esquadrões, como o Batalhão de Infantaria, o Esquadrão de Intendência, o Esquadrão de Saúde e as Unidades Aéreas Operacionais.
Fonte:O Xerife

sábado, 24 de maio de 2014

Cachaça de maconha custa R$ 30 e vira souvenir no sertão de PE

Uma cachaça diferente faz sucesso em Pernambuco – na cidade de Cabrobró, a cachaça artesanal feita com raiz de maconha, a “Pituconha”, é vendida por R$ 30 a garrafa. É possível também comprar uma dose por R$ 1. A garrafa tem 965 ml. “Aguardente de cana adoçada com raiz de maconha. O Ministério do Transporte adverte: o perigo não é um jumento na estrada. O perigo é um burro no volante”, diz o irreverente rótulo.
Um servidor municipal da cidade, que não quis se identificar, contou à reportagem que vende a cachaça nos finais de semana. A bebida é feita com uma pitada de raiz de maconha – depois de operações policiais para erradicar pés de maconha, algumas pessoas coletam as raízes e vendem para produtores de cachaça. Um saco com 30 kg de raízes de maconha com R$ 100.
A Polícia Federal informou que já foi feita perícia na bebida, mas as doses de THC, princípio ativo da maconha, encontradas na cachaça são pequenas. Mesmo assim, os policiais federais estão proibidos de trazer e distribuir as raízes da planta após as operações – ao contrário do resto da planta, as raízes não são incineradas nas operações.
“Se você for levar ao pé da letra, seria crime (vender a bebida com raíz maconha) porque tem o princípio ativo. Só que a concentração é baixíssima. É uma questão que ainda não se tem uma posição definida”, diz Carlo Correia, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal em Pernambuco. O delegado diz ainda que a quantidade de THC que é considerada crime não é determinada pela lei. “A questão é de ordem prática: a concentração é muito pequena. Não existe uma repressão sistematizada até hoje”, acrescenta. (Folha)
Fonte:O xerife

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Falta de chuvas força ampliação de rodízio no abastecimento d’água

A tão esperada chuva para o Rio Grande do Norte deve chegar ao final do mês de maio, mas somente para as regiões Leste e Agreste potiguar. A nova previsão foi anunciada ontem pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) durante a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Leste da Região Nordeste, em Aracajú. As regiões do Alto Oeste e Seridó potiguar, porém, veem o inverno se encerrar, no início de junho, sem o reabastecimento dos reservatórios de água.
A maior parte das cidades do interior do Estado enfrenta o racionamento de água. Acari entrou, na última quarta-feira, para a lista das cidades potiguares abastecidas por sistema de rodízio: dividida em dois setores, com abastecimento revezado a cada 24 horas. O único manancial que abastece a cidade, o açude Gargalheiras, está com apenas 9,8% da sua capacidade. De acordo com o último boletim pluviométrico da Emparn, foram registrados apenas 231 milímetros de chuva no município do início do ano até ontem (22/05)
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) afirma que a maior parte dos municípios do Alto Oeste e Seridó também está sendo abastecida por algum tipo de sistema de rodízio, mas não soube precisar quantos ou quais  enfrentam essa situação.

Hoje, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh), se reúne com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e Caern para discutir alternativas para o abastecimento do Seridó. O debate acontece em Currais Novos, cidades  com abastecimento também crítico, que desde 2013 tem a água fornecida em regime 24h-48h. Cada um dos três setores divididos pela companhia recebe água por 24 horas e tem o abastecimento suspenso por 48 horas. Em Currais, choveu apenas 257.7 desde o começo do ano.

De acordo com o meteorologista-chefe da Emparn, Gilmar Bistrot, a garantia de chuvas para o Leste e Agreste potiguar é causado pela mudança dos ventos. “O bloqueio causado pela alta pressão do Atlântico Sul diminuiu. Ele impedia a chegada de chuvas no nordeste”, explicou o representante. Segundo ele, essas chuvas são essenciais para a reposição dos mananciais, como as lagoas do Bonfim e do Jiqui, que abastecem a maior parte das adutoras do Agreste.

Volume de chuvas
A estimativa é que as chuvas no litoral e agreste do RN tenham início no final de maio e se estendam por até três meses. A previsão é de precipitações “dentro da normalidade” para as duas regões: no Litoral, o volume de chuvas fica entre 500mm e 600mm; já no Agreste, a estimativa fica entre 200mm e 400mm.

Porém, no Alto Oeste e Seridó, onde a pouca chuva não melhorou o nível dos mananciais, o sertanejo não pode ter tanta esperança. A quadra chuvosa nessas regiões, que deveria ter se iniciado em março, se encerra no começo do próximo mês. “O Seridó pode receber alguma chuva boa, mas só se for uma frente fria, mas são eventuais”, acrescentou Gilmar Bistrot. O meteorologista também acredita que as chuvas do interior não foram suficientes para recarregar o sistema hídrico, para garantir um abastecimento em longo prazo.

Números
9,8% é o percentual atualizado do volume de água no açude  gargalheiras, em Acari
231 milímetros de chuva foi o volume registrado no município de Acari do início do ano até ontem (22/05)

Fonte:Tribuna do Norte

Copa baterá todos os recordes financeiros da história; Fifa ultrapassará US$ 4 bilhões

As contas são da revista IstoÉ. Dados oficiais da Fifa apontam que, pelo menos do lado financeiro e de marketing, o Mundial que começa no dia 12 de junho, em São Paulo, baterá todos os recordes da história do futebol. Será a Copa mais cara, a mais lucrativa, a que distribuirá maiores prêmios, a que será vista por um número inédito de pessoas, a que mais teve ingressos pedidos e a que terá em campo os craques mais caros da história do futebol. Das seleções aos clubes, dos atletas aos cartolas, todos sairão do Brasil com um volume de dinheiro inédito nos bolsos.
A renda da Fifa ultrapassará a marca de US$ 4 bilhões, mais de US$ 800 milhões acima do que a entidade obteve na África do Sul em 2010. Mas a entidade insiste que nunca gastou tanto com um evento quanto a Copa no Brasil. No total, o investimento da Fifa teria chegado perto de US$ 2 bilhões. Para ter o direito de transmitir a Copa, redes de televisão pagaram um valor recorde para a Fifa: cerca de US$ 1,7 bilhão. A expectativa é de que a audiência seja recorde.
Na final da Copa em 2010, 530 milhões de pessoas assistiram a Espanha levantar o troféu. Desta vez, os números devem bater essa marca. No Brasil, mais de 14 mil jornalistas foram credenciados para o evento, outro recorde. Os estádios também bateram recordes, com gastos feitos no Brasil de mais de R$ 8,5 bilhões para as doze arenas, três vezes o que a CBF havia indicado para a Fifa em 2007. O valor é ainda o equivalente a tudo o que a Alemanha e a África do Sul gastaram em duas Copas do Mundo, juntas.
Fonte:O Xerife

Adesão da UERN ao ENEM/SiSU é aprovada em audiência pública

A proposta de adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como única forma de ingresso na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, discutida em audiência pública, na Câmara Municipal de Mossoró, nesta quinta-feira (22), recebeu a aprovação de representantes do Legislativo, das redes de ensino privada e pública (estadual e municipal), professores e estudantes da instituição. Enfim, de todos os que estavam na mesa debatedora. Apenas um pequeno grupo de estudantes secundaristas foi contrário à possível decisão que é de competência do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).
O primeiro a falar foi o diretor da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), Egberto Mesquita, que destacou a importância de a UERN aderir ao ENEM/SiSU. “Nós temos uma verba em torno de dois milhões para investir na permanência dos nossos alunos”, frisou.
José Carlos Pavão, Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFERSA, apresentou as vantagens de se aderir ao programa. “Ao aderir ao SiSU, você integra um sistema eletrônico com toda uma confiabilidade de gerência de sistema”, disse. Ele explicou que 76% dos alunos da UFERSA são do Rio Grande do Norte. “É importante a presença de estudantes de outros estados pela troca de experiências culturais. Mas a mobilidade é pequena”, acrescentou.
A professora Edcleide Vilani Alves, representando a 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), disse que a adesão ao ENEM/SiSU é importante, principalmente para os alunos da rede pública. “As políticas estudantis do ENEM favorecem os estudantes. A posição da 12ª DIRED é favorável a adesão ao ENEM, que é bem mais democrática que a forma tradicional”, acrescentou.
O presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), Valdomiro Morais, apresentou sua manifestação pessoal. “O assunto ainda não foi discutido com a nossa categoria, mas é preciso levar em consideração as vantagens que a Universidade vai ter com a adesão ao ENEM que traz uma série de programas. Nós somos favoráveis a adesão pela melhoria da qualidade do ensino e a permanência dos alunos”, avaliou.
Maria Luiza Andrade, do Colégio Diocesano Santa Luzia, que representou alunos do ensino médio, defendeu a adesão ao ENEM/SiSU. “Sem a adesão ao ENEM não haverá verba para a permanência estudantil. Entendo enquanto estudante secundarista que preciso abrir caminhos para o meu futuro e preciso estar na faculdade”, destacou.
A estudante Lidiane Samara, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), defendeu a adesão ao ENEM/SiSU como forma de atrair mais recursos federais para a UERN. “A expansão que temos na educação é gigantesca e agora precisamos cuidar da permanência dos estudantes na universidade. A UERN está numa situação que não é agradável e precisamos buscar recursos”, frisou.
Ao iniciar o discurso, o Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto defendeu a importância de o assunto ser amplamente debatido com todos os segmentos. “A gente quer sim amadurecer essa proposta,, entender as pessoas. Em fevereiro conversamos com representantes das escolas públicas e privadas para saber qual a melhor forma de ingresso”, afirmou. Ele lembrou ainda que a Universidade poderia estar discutindo o assunto dentro dos seus muros, mas ampliou a discussão. “Eu sou a favor, mas não existe só a minha opinião. Queremos ouvir a todos”, acrescentou.
O Reitor lembrou que mesmo sem ser obrigado pela Constituição Federal, o Governo do Estado é responsável pela UERN. Ele disse que é um direito da Universidade buscar recursos federais e para isso a adesão ao ENEM/SiSU é importante. “Esses recursos para a demanda da Universidade não são suficientes mesmo com todo o esforço do Governo do Estado. Nós encampamos formas de incrementar com recursos federais o nosso orçamento”, destacou.
VEREADORES
Os vereadores que estavam na audiência manifestaram apoio à adesão ao ENEM/SISU.
O vereador Naelson Araújo (PV) citou o exemplo da UFERSA como um indicativo de que este é o melhor caminho para a UERN. “Se na UFERSA deu certo porque não na UERN? Acredito que também vai dar certo”, destacou.
O professor Luiz Carlos Martins (PT), professor aposentado da UERN, parabenizou a postura democrática do Reitor da UERN. “Essa é a postura que deve ser de todo o gestor público”, acrescentou.
O vereador Genivan Vale (PROS), aluno do curso de Direito da UERN, manifestou apoio a adesão ao ENEM/SiSU. “Fica difícil convencer as pessoas de que a adesão não é boa porque teremos mais recursos para a assistência ao alunado”, disse.
O vereador Tomaz Neto, que é professor secundarista e ex-presidente do DCE, também apoiou a mudança. As palavras do vereador Tomaz Neto foram reforçadas por Alex do Frango (PV). “A nossa cidade está preparada. Nossos alunos e professores estão preparados para a concorrência”, analisou.
Assim como ocorreu na Câmara Municipal de Mossoró, a UERN se dispõe a participar de audiências públicas nos municípios onde estão os Campi Avançados (Natal, Caicó, Assu, Patu e Pau dos Ferros) e em qualquer outro fórum para debater adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que leva em conta as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Fonte:CAP/UERN

quinta-feira, 22 de maio de 2014

São Paulo estuda projeto para construir novo estádio

O Morumbi está a perigo. Desde que o fundo de investimentos responsável pela cobertura do estádio desistiu do projeto, o presidente Carlos Miguel Aidar estuda alternativas. E uma das preferidas por membros do Conselho Deliberativo é a de construir uma nova arena.
Já existe até uma sugestão de local: o terreno da Chácara do Jóquei, a cerca de cinco quilômetros do Morumbi, nas proximidades da Avenida Francisco Morato no sentido de Taboão da Serra.
A arena teria capacidade para 45 mil pessoas e seria erguida com o dinheiro de uma construtora, que lucraria ao derrubar o Morumbi para construir diversos prédios comerciais e até de um shopping center no terreno. O modelo é semelhante ao adotado pelo Grêmio com a OAS.
Tal projeto foi sugerido há cinco anos e acabou ignorado por Juvenal Juvêncio. O ex-presidente tricolor julgava o Morumbi como um dos mais modernos do país. Já Aidar pensa exatamente diferente. Em março, ele chegou a afirmar ao Blog que o Morumbi se tornaria tão obsoleto quanto o Canindé em pouco tempo. Disse ainda que as inaugurações da Arena Corinthians e do Allianz Parque acabariam com qualquer chance de o Morumbi receber shows.
O novo mandatário gostou da ideia de uma arena, mas ainda pretende se debruçar sobre o projeto antes de pensar em submetê-lo à discussão no conselho. Aidar também entende que só é possível achar parceiros para a obra após a eleição para presidente da República, em outubro.

Fonte: Blog do Jorge Nicola

Prazo de inscrição no Enem termina amanhã

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até  amanhã (23) para fazer as inscrições. Para se inscrever, é preciso acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados. Até a noite de ontem, o exame registrou 6.221.875 inscritos, segundo balanço solicitado pelaAgência Brasil ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estados com o maior número de inscritos são São Paulo, com 968.717, Minas Gerais, com 675.517, e o Rio de Janeiro, com 458.516. A maioria dos candidatos, 3.659.233, é mulher. 
Na reta final das inscrições, a recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.
Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até esta sexta-feira.
Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite (28 de maio) para pagar a taxa de R$ 35. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.
Feita a inscrição, o candidato pode acessar a página pessoal para alterar dados cadastrais e o município onde fará a prova até amanhã. Também é possível gerar o boleto para o pagamento da taxa até o dia 28. Para isso, é preciso o CPF e a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.
As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.
Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões daEmpresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.
Fonte:Agência Brasil

Natal recebe o Tour da Taça da Copa do Mundo

O evento conta com a participação do ex-jogador Rivaldo, pentacampeão mundial com a seleção brasileira no ano de 2002.

Natal recebe hoje o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA por Coca-Cola. Essa é a 23ª cidade a receber a exposição que está sendo realizada no Norte Shopping Natal. O evento conta com a participação do ex-jogador Rivaldo, pentacampeão mundial com a seleção brasileira no ano de 2002.

Durante a cerimônia de abertura a Coca-Cola faz uma homenagem aos campeões anônimos deste país.
o final do Tour da Taça, incluindo a etapa brasileira, mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo terão tido a oportunidade de vivenciar o prêmio mais cobiçado do futebol mundial.

Clique aqui e confira nosso álbum de imagens

A Taça original da FIFA da atualidade mede 36,8 centímetros, pesa 6,175 quilos e é feita de ouro maciço 18 quilates, com base de malaquita, pedra semipreciosa. Apenas campeões mundiais e chefes de Estado podem tocar a Taça.
A Taça original fica em poder do país campeão até a Copa do Mundo seguinte, quando é entregue ao campeão uma réplica folhada a ouro.
O Brasil é o 90º país a receber o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA ™, que já percorreu aproximadamente 150 mil quilômetros ao redor do planeta, na mais longa viagem já realizada em toda sua história.
Depois de Natal, o tour segue para Recife. A primeira vez que o Troféu Original da Copa do Mundo da FIFA fez um tour foi em 2006. É a terceira vez que o maior símbolo do futebol mundial dá a volta ao mundo, desta vez com passagem por 88 países em 267 dias.
Fonte:Nominuto

Dilma tem 40%, Aécio, 20%, e Campos, 11%, aponta pesquisa Ibope

 A presidente Dilma Rousseff (PT) aparece com 40% das intenções de voto na eleição deste ano, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22). Outros nove pré-candidatos a presidente da República somados acumulam 37%. O segundo colocado na pesquisa é Aécio Neves (PSDB), com 20%; o terceiro, Eduardo Campos, do PSB (11%); e o quarto, Pastor Everaldo, do PSC (3%).
As intenções de voto nos outros seis pré-candidatos somam 3%.
Nos dois levantamentos anteriores do Ibope, Dilma tinha 40% em março e 37% em abril; Aécio registrou 13% em março e 14% em abril; Campos, 6% em março e em abril; e Pastor Everaldo, 3% em março e 2% em abril (veja as comparações no gráfico ao lado).
Confira abaixo os resultados da pesquisa de maio do Ibope:
- Dilma Rousseff (PT): 40%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Eduardo Campos (PSB): 11%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Randolfe Rodrigues: 0%
- Brancos e nulos: 14%
- Não sabe/não respondeu: 10%
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios entre os últimos dias 15 e 19. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00120/2014.
Fonte:G1