segunda-feira, 25 de abril de 2016

Mesmo depois de chuvas, folhas de juazeiro ficam secas em Messias Targino, RN

Uma praga ainda desconhecida está atacando os Juazeiros na cidade de Messias Targino
O técnico agrícola Isaías Ribeiro vendo a situação em que se encontra os juazeiros na nossa cidade, entrou em contato com a equipe do Inter TV Rural,eles vieram a zona rural do município e gravaram a reportagem que foi ao ar nesse  domingo(24),a reportagem foi gravada no sítio Cordão de Pedra onde pode se notar uma concentração maior de juazeiros e a maioria foi afetada pela praga ainda desconhecida.
A equipe do Inter TV rural colheu amostras de folhas da árvore e levou para os pesquisadores da UFERSA em Mossoró que vão tentar descobrir qual a praga que afetou 90% das árvores no município de Messias Targino.



Isaías está de parabéns pela iniciativa em relação a preservação de uma das árvores símbolo do sertão nordestino.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Wyllys: Não nego ter cuspido num fascista que me chamou de veado, queima-rosca e boiola

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) disse não ter medo de sofrer processo por quebra de decoro parlamentar e reafirmou que cuspiria em Bolsonaro novamente. “Não temo enfrentar processo. Processo tem de enfrentar quem é machista, quem é racista, quem promove a violência, quem defende a memória de Brilhante Ustra – um torturador –, quem defende a tortura nesse país. Isso deveria escandalizar vocês, não o cuspe na cara de um canalha”, afirmou.
Em seu perfil no Twitter, o deputado Jean Wyllys especificou os insultos que ouviu de Bolsonaro. “Não negarei e nem me envergonharei de ter cuspido num fascista que me insultou de “veado”, “queima-rosca” e “boiola”.
Fonte:O Xerife

PRONIP, programa nacional de integração profissionalizante, estará em Messias Targino

Atenção para essa grande noticia!
O PRONIP, programa nacional de integração profissionalizante, empresa que já empregou centenas de pessoas, estará em Messias Targino, trazendo um dos mais completos cursos profissionalizantes do mercado com inscrições gratuita.
O curso será de vendas e administração.
Os alunos estudaram 8 disciplinas durante 4 meses.
*Atendimento ao cliente.
*Vendas.
*Gestão de pessoas.
*Recursos Humanos.
*Operador de caixa.
*Recepcionista.
*Atendente de farmácia.
*Noções de medicamentos.
Ao final do curso todos os alunos receberam carta de recomendação para estágio e palestras durante o curso.
Certificado válido em todo território brasileiro.
As aulas aconteceram somente aos sábados.
Nas turmas: manhã, tarde ou noite.
Inscrições a partir desta quarta feira na E. E. APOLINÁRIA JALES, onde também será realizado o curso.
O investimento será de
5 X 60,00 no carnê, ou
10 X 30,00 no cartão de crédito, ou à vista 220,00.
Material didático incluso.
O aluno que pagar à vista ou no cartão, ganhará o fardamento grátis.
Informações: 9.9643-1115/9.9836-0343/tim-whatsapp

Jornalista diz que RN é o estado mais oligárquico do país

A afirmação do jornalista foi feita depois que sete dos oito representantes norte-rio-grandenses na casa votaram a favor do impedimento da petista. Apenas a deputada Zenaide Maia (PR) foi contrária ao processo.
“Rio Grande do Norte, o Estado mais oligárquico do Brasil. De pai pra filho derna a vida toda. Vergonha” (sic), escreveu.
Xico Sá também criticou a atuação da imprensa brasileira, ao qual classificou como golpista, e se mostrou bastante consternado com a derrota governista no parlamento. “Não tenho vergonha do jornalista que sou, mas tenho vergonha do que esse ofício golpista virou”, (sic) afirmou.
Com larga carreira no jornalismo, Xico Sá atualmente escreve para a versão brasileira do periódico espanhol ‘El País’ e participa de um programa no canal por assinatura GNT, da Globo Sat.
Fonte:JH

Incentivo à leitura é importante para o desenvolvimento de crianças

Para os amantes da leitura, esta semana reserva dois dias especiais: nesta segunda-feira, 18 de abril, é comemorado o Dia de Monteiro Lobato, também celebrado como o Dia Nacional do Livro Infantil. Já no domingo, 23, é celebrado o Dia Mundial do Livro. Em comemoração às datas, muitas livrarias, físicas e virtuais, estão com promoções de até 60% em diversas publicações.
O Dia de Monteiro Lobato é comemorado na data do aniversário do escritor, que marcou a história e a literatura brasileiras com obras como a coleção Sítio do Pica Pau Amarelo, com mais de 30 obras. Ao escritor se atribui as frases “quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê” e ainda “Um país se faz com homens e livros”.
Educadores apontam a leitura como importante forma de estimular o desenvolvimento das habilidades de fala, ao raciocínio, à inteligência e à criatividade, entre outros benefícios.
O estímulo à leitura desde a infância pode fazer com que, no futuro, o Brasil tenha mais leitores e se reverta o atual quadro: de acordo com pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ), 70% da população brasileira não leu um livro sequer no ano de 2014.
Outras datas comemorativas relacionadas ao mundo da leitura são o dia 1º de maio, quando, além do Dia do Trabalhador, é comemorado o Dia da Literatura Brasileira e em 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro.
E você, leitor, qual foi o último livro que leu? Alguma obra especial marcou a sua infância?
Fonte:O Mossoroense

Cunha diz que levará processo de impeachment ao Senado nesta segunda

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que levará ainda nesta segunda-feira, 18, o processo de impeachment, autorizado no domingo pelos deputados, ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A continuidade do processo foi aprovada neste domingo por 367 votos a favor e 137 contrários.
A previsão é de que o Senado vote na segunda semana de maio a admissibilidade do processo. Se for aprovada, a presidente Dilma Rousseff (PT) será afastada por até 180 dias até a votação definitiva, em sessão presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Cunha disse que a documentação relativa ao processo ainda está sendo preparada para ser encaminhada ao Senado.
Fonte:Novo Jornal

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Moradores abandonam Casa do Estudante por falta de alimentos

Estudantes que residem na Casa do Estudante de Mossoró (Cem) reclamam da interrupção na entrega de mantimentos à entidade há pelo quatro meses por parte do Governo do Estado. Em função das dificuldades, a casa que já chegou a acomodar 110 estudantes, atualmente mantém apenas 70.
A redução no número de moradores na Casa acontece em função de parte dos estudantes não conseguirem manter-se no local sem o envio de mantimentos do Governo, fazendo com que alunos tranquem suas matrículas nas universidades e retornem às suas cidades de origem.
Segundo o membro da diretoria da Casa do Estudante e graduando em Direito Brendo Câmara, que mora na Cem há pelo menos três anos, os mantimentos eram enviados pelo Governo do RN normalmente durante as gestões anteriores a cada 15 dias.
Ainda segundo Brendo Câmara, além de cereais (como arroz e feijão), os alunos também recebiam algum tipo de carne para complementar as refeições diárias que eram feitas na própria casa.
Sem a ajuda fixa quinzenal, os alunos atualmente sobrevivem a partir do apoio das próprias famílias, além da ajuda de um grupo de empresários ex-moradores da Cem que prestam solidariedade aos estudantes.
Anteriormente os estudantes faziam duas refeições diárias na Casa, almoço e jantar, a partir dos mantimentos recebidos do Governo. Atualmente, os alunos fazem apenas uma refeição diária no local. Aqueles que dispõem de algum tipo de transporte, frequentam restaurantes populares para não terem que retornar às suas cidades.
Secretaria de Ação Social afirma que responsabilidade com mantimentos é dos estudantes
Procurada pelo Jornal O Mossoroense, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) informou que, “A responsabilidade de entrega de alimentos às Casas de Estudantes não é do Estado, por que essas entidades são instituições particulares e não possuem personalidade jurídica, por esta razão, a responsabilidade da compra dos mantimentos é dos próprios estudantes”.
Ainda segundo a assessoria da Sethas, sobre as gestões passadas terem enviado mantimentos à Casa do Estudante de Mossoró é um caso à parte, cabendo apenas à essas gestões, e que não diz respeito ao novo Governo.
A assessoria da Sethas também informa que os estudantes devem procurar o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para elaboração de relatório específico para reaverem os mantimentos antes entregues à Casa do Estudante.
Caso semelhante aconteceu com os estudantes de Natal, que tiveram a entrega de alimentos suspensa, mas que junto ao MPRN conseguiram o benefício novamente. A Sethas reforça que está aguardando os estudantes se mobilizarem o quanto antes para resolução do problema.
Fonte:O Mossoroense

terça-feira, 12 de abril de 2016

Ex-senador Gim Argello é preso em Brasília na 28ª fase da Lava Jato

O ex-senador Gim Argello foi preso preventivamente hoje (12), em Brasília, na 28º fase da Operação Lava Jato, sob suspeita de ter recebido propina em troca de sua atuação política em comissões parlamentares de inquérito que investigavam a Petrobras, informou o Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR).
Segundo o MPF-PR, a prisão do ex-senador foi autorizada após terem sido recolhidas provas de que ele recebeu R$ 5 milhões em propina da empreiteira UTC Engenharia, conforme depoimento do dirigente da empresa, Ricardo Pessoa, em delação premiada, à força-tarefa da Lava Jato.
Argello teria orientado o empreiteiro a destinar o dinheiro na forma de doações eleitorais aos diretórios nacionais de quatro partidos indicados por ele: DEM (R$ 1,7 milhão), PR (R$ 1 milhão), PMN (R$1,15 milhão) e PRTB (R$1,15 milhão). Em 2014, as siglas integravam uma coligação com o PTB, partido pelo qual o ex-senador tentava a reeleição.
O MPF-PR disse ter comprovado o depósito do dinheiro nas contas dos partidos por meio de recibos. Em 2014, Ricardo Pessoa não foi convocado para depor nem na CPI da Petrobras no Senado, nem na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou a estatal. Gim Argello integrou ambas.
Outro indício contra o ex-senador foi encontrado no celular do executivo Léo Pinheiro, da empreiteira OAS, apreendido ainda na 7ª fase da Operação Lava Jato.
Em mensagens, trocadas com Otávio Marques de Azevedo, então presidente da empreiteira Andrade Gutierrez, é mencionado o pagamento de R$ 350 mil para uma paróquia frequentada por Argello, que recebeu a alcunha de "Alcoólico", em uma referência à bebida destilada "gim". O dinheiro teria ligação com a obra da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), da Petrobras, em Pernambuco.
Pinheiro também não foi convocado a depor nas comissões que investigavam a Petrobras no Congresso.
Os procuradores dizem ter recolhido ainda outras provas que corroboram o pagamento de propina, tais como registros de ligações telefônicas e reuniões.
Vitória de Pirro
Deflagrada hoje, a 28º fase da Lava Jato recebeu o nome de Vitória de Pirro e cumpre 21 mandados judiciais em Brasília, Rio de Janeiro, Taguatinga (DF) e São Paulo.
Além da prisão preventiva de Gim Argello, estão sendo cumpridos outros dois mandados de prisão temporária e quatro de condução coercitiva – quando o investigado é levado para depor e depois liberado – além de 14 ordens judiciais de busca e apreensão.
São investigados os crimes de associação criminosa, concussão, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O nome dessa fase da Lava Jato faz referência ao rei Pirro (318 aC – 272 aC) – de uma região da Grécia antiga – que, apesar de ter derrotado os romanos em uma batalha, sofreu danos irreparáveis e a vitória se mostrou inútil. 
Fonte:Agêncian Brasil

Nus e amarrados, suspeitos de roubo são obrigados a pular de ponte no RN

Dois rapazes, suspeitos de assalto, foram obrigados a correr nus, amarrados pelas mãos, e forçados a pular do alto da ponte de Igapó, que liga as zonas Oeste e Norte de Natal.  De acordo com a Polícia Militar, o fato aconteceu na noite desta segunda-feira (11). Toda a ação foi filmada e o vídeo divulgado em redes sociais (veja o vídeo acima). A gravação já está com a Polícia Civil.
Pelas imagens, é possível ver a dupla correndo pela Av. Bernardo Vieira, na Zona Oeste da cidade. Durante o percurso, os suspeitos são acompanhados por motoqueiros até a ponte de Igapó, que passa sobre o rio Potengi.
Segundo a PM, os dois rapazes pularam da ponte. Depois que viu o vídeo, o pai de um deles reconheceu o filho e foi até a Delegacia de Plantão da Zona Sul para registrar queixa. Em seguida, informou à polícia que o filho, que tem 14 anos, chegou em casa bastante machucado e que havia sido resgatado por pescadores. O segundo suspeito, que segundo o garoto tem 17 anos, já foi encontrado.
Fonte:O Natalense

Câmara Criminal nega oitavo pedido de Habeas Corpus para ex-governador Fernando Freire

A Câmara Criminal do TJRN negou, na sessão desta terça-feira (12), o oitavo pedido de Habeas Corpus movido em favor do ex-governador do Estado, Fernando Antônio da Câmara Freire. Com a decisão, à unanimidade dos votos e que teve a relatoria da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, o órgão julgador manteve a prisão do ex-chefe do Executivo, que permanecerá detido no Comando Geral da Polícia Militar, em Natal.
A defesa requeria que fosse concedida a ordem de Habeas Corpus para revogar a prisão preventiva decretada ao réu, para que Freire pudesse aguardar em liberdade o trânsito em julgado da condenação, que é objeto da Ação Penal nº 0028191-84.2004.8.20.0001. Para os advogados, o réu não foi encontrado em apenas um feito e a manutenção da prisão tipificaria uma suposta prática de “dois pesos e duas medidas”.
No HC, o advogado Flaviano da Gama Fernandes, alegou, dentre outros pontos, que em nenhum momento foi “subtraída” a necessidade de aplicação da lei penal e pedia a imposição das medidas alternativas previstas no artigo 319 do Código de Processo Penal, a exemplo das reconhecidas e concedidas pelo Superior Tribunal de Justiça em outro processo.
Demanda essa que, para os desembargadores do TJRN, trata de outra situação jurídica, já que o réu, neste feito específico alegado pela defesa, não foi considerado foragido.
A Câmara Criminal definiu que a sentença está devidamente fundamentada, pois considerou, concretamente, o fato do réu encontrar-se foragido no momento da prisão, que se deu no Rio de Janeiro, em julho de 2015, o que demonstraria a contemporaneidade dos fatos, justificadores dos riscos que a prisão pretendia evitar.
“Entendemos que cada caso realmente é um caso, mas o fundamento nesses HCs tem sido o mesmo”, enfatiza o desembargador Glauber Rêgo, que acompanhou o voto da relatora.
Saiba mais
Governador do Estado no ano de 2002, Fernando Freire foi condenado a mais de seis anos de prisão, além de multa de R$ 217 mil, em sentença proferida pela 4ª Vara Criminal de Natal, a qual apreciou as acusações de que Freire, junto à servidora pública Katya Maria Caldas Acioly, desviou em esquema fraudulento, a importância de R$ 4.455,00 em seu proveito.
TJRN
Fonte:Blog do BG