segunda-feira, 18 de abril de 2016

Incentivo à leitura é importante para o desenvolvimento de crianças

Para os amantes da leitura, esta semana reserva dois dias especiais: nesta segunda-feira, 18 de abril, é comemorado o Dia de Monteiro Lobato, também celebrado como o Dia Nacional do Livro Infantil. Já no domingo, 23, é celebrado o Dia Mundial do Livro. Em comemoração às datas, muitas livrarias, físicas e virtuais, estão com promoções de até 60% em diversas publicações.
O Dia de Monteiro Lobato é comemorado na data do aniversário do escritor, que marcou a história e a literatura brasileiras com obras como a coleção Sítio do Pica Pau Amarelo, com mais de 30 obras. Ao escritor se atribui as frases “quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê” e ainda “Um país se faz com homens e livros”.
Educadores apontam a leitura como importante forma de estimular o desenvolvimento das habilidades de fala, ao raciocínio, à inteligência e à criatividade, entre outros benefícios.
O estímulo à leitura desde a infância pode fazer com que, no futuro, o Brasil tenha mais leitores e se reverta o atual quadro: de acordo com pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ), 70% da população brasileira não leu um livro sequer no ano de 2014.
Outras datas comemorativas relacionadas ao mundo da leitura são o dia 1º de maio, quando, além do Dia do Trabalhador, é comemorado o Dia da Literatura Brasileira e em 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro.
E você, leitor, qual foi o último livro que leu? Alguma obra especial marcou a sua infância?
Fonte:O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário