domingo, 22 de julho de 2018

Fátima Bezerra lidera intenções de voto para o governo, aponta pesquisa

Uma pesquisa divulgada neste sábado (21) encomendada pelo jornal Tribuna do Norte e feita pelo IBOPE, revelou que 31% dos eleitores consultados optam pelo nome da senadora do PT Fátima Bezerra para governar o Rio Grande do Norte a partir de 1 de janeiro de 2019. 
 
Em seguida aparece o nome do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), ele é sondado por 15% dos entrevistados. Em terceiro aparece o nome do atual governador Robinson Faria (PSD) com 9%. A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 17 deste mês e ouviu 812 eleitores. Carlos Alberto (PSOL) recebe 4% dos votos, o vice-governador Fábio Dantas (PSB) pontua com 3%; e 2% declararam voto a Freitas Júnior da Rede. 
 
Na pesquisa não estimulada, onde não é apresentado os nomes dos pré-candidatos, o governador Robinson Faria aparece com 4% das intenções de voto, a senadora Fátima é escolhida por 8% dos entrevistados, e o ex-prefeito Carlos Eduardo aparece com 5% das intenções. 
 
Há três meses das eleições para governador, 812 dos ouvidas pela pesquisa da Tribuna do Norte e IBOPE, cerca de 552 declararam que irão votar nulo ou branco. O número representa 32% dos entrevistados. 5% não sabem ou não responderam a pesquisa. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 
 
Rejeição 
 
O governador Robinson Faria é o nome mais rejeitado entre os eleitores, 54% declararam que de jeito nenhum votariam no candidato do PSD. Ele é seguido por Freitas Júnior da REDE Sustentabilidade, ele é rejeitado por 21% dos entrevistados. Carlos Eduardo (PDT) é o terceiro mais rejeitado com 19%. A menos rejeitada é a senadora Fátima Bezerra com 14%. 
 
Senado 
 
Na corrida pelas duas vagas ao Senado Federal, Garibaldi Alves (MDB) lidera a pesquisa com 24% das intenções de voto. O ex-governador Geraldo Melo é escolhido por 22% dos eleitores, o Capitão Styvenson é o preferido de 19% dos entrevistados. Zenaide Maia (PHS) é lembrada com 18%. O deputado estadual Antônio Jácome (Podemos) é o quinto com 12% das intenções.
 
Os outros pré-candidatos ao senado que pontuaram foram; Alexandre Motta (PT) com 7%; Professor Lailson (PSOL) também com 7%; Magnólia Figueiredo do Solidariedade aparece com 6% das intenções e Joanilson de Paula (PSDC) é o preferido por 2% dos eleitores. Brancos e nulos somaram 68% das respostas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 
 
Na espontânea 47% dos entrevistados não sambem em quem irão votar, 36% disseram votar branco ou nulo.
Fonte:Potiguar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário