quinta-feira, 19 de abril de 2018

Candidatura de Fátima ao Governo vive liderança nas pesquisas e incógnitas

Com a confirmação pelo PT da pré-candidatura da senadora Fátima Bezerra ao Governo do Estado, uma peça de peso do xadrez político potiguar estará no tabuleiro eleitoral. Senadora com mandato bem avaliado e garantido até 2022, Fátima vem liderando todas as pesquisas de intenção de voto para o Governo do Estado. Contudo, ainda está a mercê da Conjuntura Nacional, que está muito tumultuada.
 
Explica-se: Com ações desenvolvidas na Educação e um trabalho constante com os municípios, Fátima tem recall e lastro eleitoral no Estado, mesmo no interior onde o partido não tem força. Contudo, parte do peso político/eleitoral da senadora se dá ao atrelamento de sua campanha a Lula, ainda maior eleitor nacional no Rio Grande do Norte.
 
Com Lula seguindo preso no desenrolar da campanha ou tendo a candidatura substituída por outro (fala-se em Fernando Haddad e Jacques Wagner) fica a incógnita sobre o efeito que isso terá na candidatura de Fátima. Por outro lado, um possível crescimento nacional de uma candidatura de Centro ou de Direita poderia ter um "efeito dominó" no RN beneficiando um ou dois candidatos identificados com esta pauta (Carlos Eduardo Alves, Fábio Dantas ou o próprio Robinson Faria).
 
Outra incógnita para Fátima é a aliança com partidos progressistas, como PC do B e PHS. A priori, a tendência é marcharem juntos. Contudo, divergências internas e dificuldades na articulação para a campanha majoritária podem rachar esta base, o que seria ruim para a candidatura Fátima. Registrando que no PHS filiou-se recentemente a deputada federal Zenaide Maia, que tentará Senado e sonha com uma dobradinha com Fátima. 
 
Nesta pré-campanha Fátima parece favorita. Mas o PT sabe que muita água ainda vai rolar tanto em rios potiguares como em âmbito nacional. 
Fonte:Potiguar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário