terça-feira, 16 de maio de 2017

Com 71 presos ‘desaparecidos’, número de mortos em Alcaçuz pode chegar a mais de 90

O número de mortos no massacre de Alcaçuz pode chegar a 90, é o que mostra relatório elaborado pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) publicado na manhã desta terça-feira, 16, pelo portal G1 RN. O levantamento entregue à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA).
 
O documento revela que 71 detentos da unidade prisional estão “desaparecidos”. O Governo diz que 26 morreram e 56 são considerados fugitivos.
 
“Como mencionado, há 71 pessoas que constam estar em Alcaçuz, mas que não estão. Elas podem ter tido transferência não registrada, fugas/recapturas não contabilizadas, ou óbitos não reconhecidos […]. É possível que o número de mortes se aproxime à estimativa inicial, ou seja, 90 mortos”, aponta trecho do relatório.
 
"Destaca-se o acentuado descontrole de informação por parte das autoridades prisionais. As notícias iniciais tratavam de mais de 100 mortes dentro de Alcaçuz, mas oficialmente foram comprovadas 26 mortes dentro da penitenciária. Porém, esse número pode vir a ser maior, porque não existe um número oficial de pessoas desaparecidas”, diz outro trecho do documento.
 
O relatório também aponta que há, potencialmente, 636 pessoas privadas de liberdade em Alcaçuz que não deveriam estar presas em regime fechado. “Há fortes indícios de que aproximadamente 49% de toda a população carcerária de Alcaçuz estaria presa indevidamente”, dizem os peritos.
 
No último dia 14 de janeiro 26 presos foram mortos dentro da maior penitenciária do Rio Grande do Norte.

Fonte:De fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário