terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Construção da Penitenciária de Alcaçuz sobre dunas é alvo de críticas

Durante reunião com o Governador do Rio Grande do norte para saber quais medidas serão tomadas para que o Estado volte ao controle da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, representantes da Assembleia Legislativa e do Ministério Público criticaram o fato de a unidade ter sido erguida sobre dunas de areia, o que facilita a escavação de túneis para fugas.
“Houve um erro. Sem querer aqui apontar culpados, mas construir um presídio em uma duna é quase que ridículo”, destacou o deputado Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa do RN.
Já o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, afirmou que a Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi um erro terrível de concepção que nunca mais ver se repetir em nenhum outro governo.
Sobre a atuação da Polícia Militar durante a rebelião na unidade, o comandante-geral da PM, Coronel André Azevedo, declarou que a PM optou pela técnica de gerenciamento de crise.
“Se tivéssemos entrado na penitenciária naquele dia em que as facções se enfrentaram pela segunda vez, nós teríamos tido certamente um número grande de mortos, inclusive de homens nossos. No entanto, agimos na hora certa e só tivemos uma morte comprovada”, disse.
O comandante afirma ainda que, devido ao estado de deterioração da Penitenciária, os presos têm utilizado restos de material de construção como armas. Ele informa que os agentes de segurança retiraram de dentro da unidade 18 caçambas carregadas de metralhas, armas brancas e materiais cortantes feitos artesanalmente pelos detentos.
Fonte:O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário