quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Professores da UFRN decidem não fazer nova greve

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte deliberaram pelo estado permanente de mobilização e participação nos atos nacionais unificados, mas foram contra a deflagração de uma nova greve. A decisão aconteceu em plebiscito realizado entre os dias 22 e 23 de novembro, através de sistema eletrônico, no site da Adurn-Sindicato.
O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (24). Foram 783 (71,6%) votos contra e 311 (28,4%) a favor deflagração da greve. Participaram do plebiscito os professores sindicalizados e não sindicalizados. Somando ativos e aposentados, ao todo são 3.933 aptos a votar.
O professor Wellington Duarte, presidente do Sindicato, chamou atenção para a representatividade e a legitimidade do processo de consulta, que permitiu o posicionamento de um número expressivo de docentes. "O resultado do plebiscito é, antes de tudo, a consolidação de uma forma democrática de consultar os professores e de reforçar o papel das assembleias na medida em que ela inicia o debate, cabendo à direção do Sindicato dialogar com toda a categoria", afirmou.
Para o dirigente, a expressiva participação docente no pleito fornece maior força para o ente sindical encaminhar as reivindicações da categoria. "A sua introdução como instrumento de deliberação inscreve-se no marco do avanço da democracia proposta pelo Novo Movimento Docente, cuja proposta é a de ampliar a participação dos professores nos processos decisórios".
Segundo o professor, a diretoria manterá a categoria mobilizada contra os "ataques a direitos sociais e trabalhistas", entre os quais a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela por 20 anos os investimentos públicos da União na Saúde e Educação.
Nesta sexta-feira (25), a Adurn soma-se às centrais sindicais, movimentos sociais, de estudantes e de trabalhadores no "Dia Nacional de Luta Unificada". A atividade terá início às 8h, no cruzamento das Avenidas Salgado Filho com Bernardo Vieira, na Zona Leste de Natal. Em seguida os manifestantes seguem pela Salgado Filho em direção à BR-101 no sentido Zona Sul até chegar ao prédio da Governadoria.
Fonte:O natalense

Nenhum comentário:

Postar um comentário