quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Estudo choca ao afirmar que devemos beber água apenas quando sentimos sede; riscos potencialmente perigosos

Um grupo de cientistas da Universidade de Monash, na Austrália, descobriu que um mecanismo presente no organismo é responsável por regular a quantidade de água que ingerimos, o que sugere que devamos bebê-la somente quando estivermos com sede. Segundo eles, tal constatação impede as pessoas de beberem muita água, o que causaria uma intoxicação potencialmente fatal. As novas descobertas desafiam a recomendação sobre os oito copos recomendados há décadas.
Segundo o pesquisador líder do projeto, Dr. Michael Farrell, um “inibidor de engolir” é ativado no cérebro quando muito líquido é consumido, ajudando a pessoa a parar de beber e protegendo o corpo de excessos potencialmente perigosos.
“Se nós apenas fizermos o que nosso corpo pede, provavelmente estaremos fazendo o correto”, disse ele. “Apenas beba de acordo com a sede ao invés de ter uma programação elaborada”.
Para chegar às conclusões, a equipe solicitou a um grupo de voluntários que avaliasse o esforço necessário para engolir água em duas condições: após exercícios físicos – quando estavam com sede – ou depois de serem persuadidos a beber muita água.
Os resultados mostraram um aumento de três vezes no esforço para engolir após os voluntários serem convidados a beber. “Pela primeira vez, encontramos um esforço aumentado após engolir água em excesso, o que significa que eles estavam tendo que superar algum tipo de resistência para fazê-lo”, disse Farrell. “Isso é compatível com a nossa noção de que o reflexo de deglutição é inibido após uma grande quantidade de água ser ingerida”.
Ainda, os pesquisadores utilizaram exames de ressonância magnética para medir a atividade cerebral dos participantes no momento em que engoliam. Eles mostraram que a área pré-frontal direita ficava mais ativa quando as pessoas estavam bebendo sob esforço, o que sugere a existência e intervenção dos propostos “inibidores”.
Segundo o Dr. Farell, já houve casos relatados de maratonistas que foram orientados a beber certa quantidade de água e acabaram morrendo em determinadas circunstâncias, após terem seguido recomendações desnecessárias.
Ele alerta que beber demais pode aumentar o risco de intoxicação por água, ou Hiponatremia, que ocorre quando os níveis de sódio no sangue se tornam anormalmente baixos. Tal condição pode levar a sintomas como letargia, náuseas, convulsões e até coma.
O pesquisador ainda advertiu que algumas pessoas – especialmente os idosos – não devem beber além do suficiente, e que sejam assistidas em relação à ingestão de líquidos.
Jornal Ciência, com The Sun


Blog do BG: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário