sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Escola Estadual Apolinária Jales,obtêm nota do IDEB acima da meta projetada para o ano de 2015

Metade dos municípios brasileiros vem atingindo, desde 2007, as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas, etapa que vai do 1º ao 5º ano. Nos anos finais, do 6º ao 9º ano, a porcentagem cai para 18,9%. Em toda a série histórica, entre as capitais, apenas cinco batem as metas para os anos finais e 14 para os anos iniciais.
O levantamento foi feito pelo Instituto Ayrton Senna para a Agência Brasil, com base nos dados divulgados ontem (8) pelo Ministério da Educação (MEC). Foi considerado o Ideb das escolas públicas, tanto da rede municipal quanto estadual.
O Ideb é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio, divulgado a cada dois anos. O índice é calculado com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas por escolas, prefeituras e governos estaduais.
As metas intermediárias são diferenciadas para cada ente federativo e escola, porque cada um partiu de um ponto distinto em 2005. O objetivo é que o país atinja o Ideb nos 6 anos iniciais do ensino fundamental até 2021 e nos anos finais até 2025.
Nos anos iniciais, a meta é cumprida nacionalmente desde 2007, quando começou a ser estipulada. Para 2015, a meta do Brasil é de 5,2. A etapa alcançou 5,5. Nos anos finais, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013. Em 2015, o índice esperado de 4,7 também não foi alcançado. A etapa registrou um Ideb de 4,5.
"Nos anos iniciais, o Brasil vem melhorando de forma consistente e vai bater a meta prevista talvez até mesmo antes de 2021. Já nos anos finais, o Brasil melhora, mas não o suficiente para bater a meta, vai ter que fazer um esforço maior", diz o diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos. 
O Ideb da Escola Estadual Apolinária Jales, fica muito acima da meta projetada para o ano 2015,superando os anos anteriores,mostrando que a referida escola teve um crescimento muito acima do esperado para esse ano,obtendo um dos melhores resultados entre as escolas estaduais da região.
Já a Escola Municipal Professor Júlio Benedito não obteve o mesmo  êxito,ficando com 3,8 no seu Ideb,sendo que a meta para 2015 é de 4,2,Esperamos que em 2017 esse resultados venham melhores,pois sabemos que nosso município tem bastante professores capacitados para instruir nosso alnos a obterem uma nota cada vez melhor.

 Com informações do site No minuto e dados colhidos do IDEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário