terça-feira, 1 de março de 2016

Chuva de meteoros passa pela Terra ‘de surpresa’ e deixa cientistas intrigados


As imagens foram captadas durante as comemorações de Ano Novo do outro lado do mundo, mas só agora chegaram ao público! Trata-se de uma chuva de meteoros até então desconhecida, que não foi detectada por telescópios profissionais e amadores. A ocorrência assustou especialistas e está sendo devidamente estudada por agências astronômicas.
A cadeia de asteroides recebeu o nome de Volantids e sua rota está sendo traçada por uma série de estudiosos do país, que se disseram “impressionados” com a descoberta, segundo o jornal Daily Mail.
Como uma chuva de meteoros geralmente é formada por detritos de um grande meteoro, o medo dos astrônomos era encarar um grande meteoro já em rota de colisão com a Terra.
“Uma chuva dessas é excelente para nos ajudar a detectar os corpos celestes realmente assustadores”, afirmou Dr, Peter Jenniskens, um dos líderes de pesquisa de meteoros do Instituto de Busca Extraterrestre da Califórnia.
A cadeia de meteoros foi detectada por um sistema de filmagem do hemisfério sul mantido por diversos governos ao redor do mundo. Segundo o relatório informal de cientistas especializados no assunto, especialmente o Dr. Jenniskens, por enquanto isso não passou de um susto.
No final de novembro de 2015, foi divulgada uma notícia estarrecedora: um asteroide gigantesco pode estar próximo de atingir o planeta, segundo o astronômo do Observatório McDonald, da Universidade do Texas, Judit Györgyey-Ries. Apesar de muitos filmes nos fazerem acreditar que os cientistas sempre ficam sabendo de último minuto quando um meteorito está a ponto de colidir com a Terra, isso não é verdade. Pesquisadores possuem dados que podem ajudar a calcular as chances de um astro realmente atingir a superfície terrestre.
E se um outro corpo celeste, um meteorito por exemplo, atingir o País? Quais são as nossas chances? Isso pode mesmo acontecer?
Um estudo realizado por astrônomos espanhóis levantou informações interessantes sobre a queda de meteoritos no mundo. Uma das primeiras descobertas é de que a maioria dos meteoritos que já caiu na Terra foi no segundo semestre do ano.
Além disso, foi descoberto que perturbações planetárias, em particular as de Júpiter, também podem aumentar ou diminuir as chances de meteoritos colidirem com a Terra, já que pode alterar até mesmo o caminho de meteoros e cometas.
Relacionando o histórico de queda de meteoritos, os astrônomos perceberam que 25 impactos ocorreram em regiões próximas – até 25° de acima ou abaixo – da linha do Equador.
No hemisfério Sul do continente americano, a maioria dos impactos de meteoritos ocorreu durante o dia, e nos últimos três meses do ano.
Para os brasileiros, uma notícia boa: de acordo com um gráfico desenvolvido pelos pesquisadores, a maioria dos casos de quedas de meteoritos no País ocorreu no mar, ou então em regiões montanhosas.
O estudo também apontou o fato de que as tecnologias que antecipam a chegava de meteoritos estão cada dia mais eficientes, e a tendência é que os astrônomos consigam avisar até meses antes a vindo de um astro em direção a Terra.
É improvável que o Brasil seja devastado por causa de um meteorito.
R7


Fonte:Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário