quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Estudantes de Natal vencem concurso nacional de criação de games

Dois estudantes potiguares foram campeões nacionais de criação de games. Alunos de uma escola particular de Natal, a dupla criou o jogo Universal Heating, cujo roteiro trata da solução para o problema na camada de ozônio.
No enredo do jogo criado por Arthur Andrade e Lucas Diniz Leão, um astronauta precisa pegar as chaves em cada fase para fechar um grande buraco na camada de ozônio, que está colocando em risco a humanidade. Eles foram orientados pelo professor de geografia, Wisler Juliano, e pela professora de tecnologia, Neide Medeiros.
O Concurso Microkids de Games é realizado nacionalmente com apoio da Microsoft Edu. Participam estudantes de escolas públicas e privadas que desenvolvem projetos de ensino da linguagem de programação aliado ao conteúdo acadêmico.
De acordo com Kellen Camargo, que fez parte do comitê de avaliação dos jogos inscritos, os criadores do game Universal Heating apresentaram interesse por um assunto que é uma preocupação mundial.
“Esse foi um diferencial, porque estamos falando do ensino da linguagem do código aliado ao conteúdo curricular dos alunos”, explica.
Tecnologia e educação
Uma pesquisa realizada pelo núcleo de ensino da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) mostrou que o uso de ferramentas tecnológicas educativas melhora em 32% o rendimento dos estudantes em matemática e física em comparação aos conteúdos trabalhados de forma expositiva em sala de aula.
O estudo Objetos de Aprendizagem em Sala de Aula: Recursos, Metodologias e Estratégias para a Melhora da Qualidade de Ensino foi desenvolvido durante dois anos e avaliou o desempenho de 400 alunos no interior de São Paulo.
O estudo mostrou que os alunos com menor desempenho em sala de aula obtiveram maior rendimento com o uso das ferramentas tecnológicas. Aqueles com média cinco, ou abaixo desse valor, melhoraram em 51% seu desempenho em física e matemática. Já aqueles com média acima de cinco, obtiveram um ganho médio de 13%.
Uma iniciativa mundial chamada Code.org e a ação brasileira O Ano do Código pretendem fazer com que os estudantes sejam inseridos na novidade. Personalidades como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Obama fazem são padrinhos do projeto Code.org, que já tem 40 milhões de participantes.

Fonte:Portal no ar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário