sábado, 20 de junho de 2015

Odebrecht e Gutierrez eram mais sofisticadas na corrupção, diz MPF

14ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada nesta sexta-feira (19).
Justiça Federal expediu 12 mandados de prisão contra executivos.

 A Polícia Federal e o Ministério Público Federal afirmaram nesta sexta-feira (19) que as empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez, alvos da 14ª fase da Operação Lava Jato, agiam de forma mais sofisticada no esquema de corrupção e fraudes de licitações da Petrobras. Esse diferencial, de acordo com o Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador do MPF, estava no pagamento de propina a diretores da estatal via contas bancárias no exterior.
Segundo a PF, há indícios de que os presidentes das empresas, presos nesta sexta, participaram de negociações que levaram à formação de cartel e direcionamento de licitações feitas pela Petrobras. Eles "tinham pleno domínio de tudo o que acontecia na empresa", disse o delegado Igor Romário de Paula à imprensa, em Curitiba.
A 14ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada nesta sexta-feira em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Foram cumpridos 11 mandados de prisão, 38 de busca e apreensão e 8 de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.
Em nota, Odebrecht disse que a ação policial é desnecessária porque a empresa e seus executivos sempre estiveram à disposição para esclarecimentos. AAndrade Gutierrez negou relação com os fatos investigados na Lava Jato. Veja a íntegra das notas ao final do texto.
PRISÕES
Marcelo Odebrecht, presidente da construtora, foi preso em sua casa em São Paulo. É uma ordem de prisão preventiva, que não tem prazo determinado. Ele está na PF em São Paulo e será levado para a carceragem da PF emCuritiba Segundo o delegado Igor Romário de Paula, o deslocamento será feito com um avião da PF no final da tarde de hoje.
Ao todo, foram expedidos 12 mandados de prisão – 1 ainda não foi cumprido (prisão preventiva). Paulo Roberto Dalmazzo (ex-executivo da Andrade Gutierrez) vai se apresentar ainda nesta sexta, segundo a PF.
Entre os detidos até as 16h, estão:
Odebrecht
-Marcelo Odebrecht, presidente, prisão preventiva
-João Antônio Bernardi, ex diretor, prisão preventiva
-Alexandrino de Salles, prisão temporária
-Cristiana Maria da Silva Jorge, consultora, prisão temporária
-Márcio Faria da Silva, prisão preventiva
-Rogério Santos de Araújo, prisão preventiva
-César Ramos Rocha, prisão preventiva
Andrade Gutierrez
-Otávio Marques de Azevedo, presidente, prisão preventiva
-Antônio no Pedro Campelo de Souza, prisão temporária
-Flávio Lucio Magalhães, prisão temporária
-Elton Negrão, prisão preventiva.
Continuar lendo clique Aqui
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário