sábado, 13 de junho de 2015

Mulher grávida de 40 semanas e com AVC dá à luz no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel

Ainda na tarde de ontem, a menina foi encaminhada para a UTI do Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e passa bem

A rotina das equipes assistenciais que atuam no setor de trauma do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) foi quebrada na tarde da quinta-feira (11), por um atendimento fora do comum. A paciente, M.I.S.N, de 32 anos, grávida de 40 semanas, deu entrada no setor de politrauma, às 13h52, apresentando quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Confirmado o diagnóstico, foi encaminhada para o Centro Cirúrgico. O intensivista e obstetra da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Geral, Ivan José Campos Cardoso, auxiliado pelo residente do programa de cirurgia geral, Alisson Gomes Lustosa, realizou a cesárea de urgência. A pediatra, Bhetania Guedes Hortêncio Viana, também foi chamada para prestar assistência.
Somente após o nascimento do bebê (uma menina), às 15h45, foi possível para o Neurocirurgião, Rafael Aguiar, dar início ao procedimento neurológico.
A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, explica que “neste caso, a cesárea teve de ser realizada antes da neurocirurgia, uma vez que a mãe apresentava um quadro gravíssimo de saúde – sob risco de morte – pondo em risco também a vida da criança”. Fátima aproveitou a oportunidade para elogiar o desempenho dos profissionais da casa. “Apesar de todas as dificuldades é em momentos como esse que ficamos cada vez mais orgulhosos da competência e preparo de nossos funcionários. Equipes preparadas, ágeis e resolutivas. Parabéns as equipes do trauma adulto e pediátrico, parabéns as equipes do centro cirúrgico e a todos os envolvidos”.
Ainda na tarde de ontem, a menina foi encaminhada para a UTI do Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e passa bem. Já a mãe, está internada na UTI Bernadete do HMWG, com estado grave de saúde, porém, estável.
Fonte:JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário