quinta-feira, 2 de abril de 2015

Processo de Silveira contra jornalista ganha repercussão nacional

O processo movido pelo Prefeito de Mossoró, Silveira Júnior (PSD), e recente condenação, em 1° grau, do jornalista Dinarte Assunção, do Portal no Ar, ganhou repercussão nacional. Os portais Comunique-se – portal.comunique-se.com.br – e Imprensa –www.portalimprensa.com.br –, dedicados à área da comunicação, destacaram a decisão da juíza Welma Maria Ferreira de Menezes a pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte.
Dinarte foi condenado por comparar, em artigo, Silveira Júnior a Odorico Paraguaçu, lendário prefeito de Sucupira, a fictícia cidade da novela “O Bem Amado” da Rede Globo exibida em 1973.
No texto, o jornalista informou que a administração municipal ordenou o timbre da gestão nos caixões distribuídos a quem por eles não pode pagar. "Os feitos de Silveira Júnior me remeteram a Odorico Paraguaçu, o cômico prefeito de 'O Bem Amado', que transformou em obsessão seu desejo em inaugurar o cemitério de Sucupira. Silveira e Odorico estão separados da realidade e ficção por uma fina camada de ironia", dizia a publicação veiculada em agosto de 2014.
A magistrada fixou pena de 2 meses e 20 dias de detenção, convertido em multa de quase R$ 4 mil.
Em sua sentença, a juíza afirmou que a liberdade de imprensa tem limites. "Há limites à liberdade de imprensa, posto que não é dado a quem exerce o jornalismo, o direito de, dolosamente, atingir a honra de quem quer que seja. Ademais, a interpretação de um determinado texto tem que ser realizada no seu todo, e não em trechos individuais, sendo que, examinando-se o texto de autoria do querelado denota-se clara a intenção de ser atingida a honra do querelante, ao compará-lo a um personagem fictício de questionável conduta moral", diz a decisão de Welma Maria.
Para pedir a condenação do jornalista, o Ministério Público argumentou que Dinarte Assunção atingiu a honra de Silveira Júnior ao compará-lo a Odorico Paraguaçu.
O Portal no Ar publicou editorial defendendo que o nome do jornalista Dinarte Assunção não deve ser lançado no rol dos culpados. O Portal disse que o jornalista não ofendeu a dignidade de “Sua Excelência o Prefeito de Mossoró”, não tendo cometido crime algum. “(ele) Apenas opinou sobre um desastrado programa assistencialista”, acrescenta o editorial.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RN (SINDJORN) publicou Nota de Repúdio criticando a situação a que foi submetida Dinarte Assunção e afirmando que defende e sempre defenderá o direito à crítica, “principalmente o direito do fazer jornalístico”.
Nas redes sociais, “choveram” críticas à iniciativa de Silveira Júnior de condenar o jornalista.
Dinarte Assunção informou que vai recorrer da decisão.
MAGNOS ALVES - JORNAL DE FATO
Editor de Política
magnos.alves@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário